Conheça os 3 principais EPI’s que são essenciais para qualquer oficina

Tempo de leitura: 2 minutos

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são essenciais para qualquer ambiente de trabalho em que possam ocorrer acidentes com quem manipula ferramentas. Na funilaria e pintura não é diferente, já que os profissionais dessa área ficam grande parte do seu dia expostos a elementos que podem ser prejudiciais à saúde, como solventes, tintas e objetos cortantes.

Para garantir que todo trabalho seja realizado com segurança, separamos três EPI’s essenciais para o trabalho dentro de uma oficina de funilaria e pintura.

 

1 – Macacão Protetivo

O uso de roupas protetivas é fundamental para quem trabalha exposto a fagulhas, materiais cortantes e produtos químicos.

O Macacão BodyGuard é ideal para este tipo de trabalho. Seu tecido é leve, respirável e confortável, além de ser facilmente lavável por suas propriedades antiestáticas. Sendo assim, um macacão ideal para a rotina de trabalho de uma oficina de funilaria e pintura.

2 – Luvas de Proteção

Assim como as roupas, as luvas de proteção cobrem toda a parte que mais fica exposta à produtos, as mãos.

As mais indicadas são as Luvas de Nitrilo. Elas são super-resistentes e unem o conforto com a proteção. Elas não possuem talco ou látex, que podem ocasionar alergias com o uso frequente. Além disso, são fabricadas com ausência de zinco, enxofre e aceleradores, elementos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Elas são divididas em duas cores e gramaturas: preta e cinza.

A Luva de Nitrilo Preta é específica para aplicação em detalhes na pintura devido à sua gramatura mais fina. Esta luva possibilita maior sensibilidade na aplicação em pequenas peças, devido à sua espessura ao toque.

Já a Luva de Nitrilo Cinza pode ser utilizada em qualquer tipo de aplicação de tinta. É recomendado que ambas as luvas sejam utilizadas de maneira descartável, para evitar acidentes como rasgos durante o uso.

3 – Máscara Respiratória

Quando o corpo todo já está protegido externamente, é importante garantir o cuidado com o que o trabalhador inala para seu organismo. Por isso, o uso de máscaras respiratórias é essencial. Elas protegem o pintor de todo tipo de elemento que possa prejudicar e até ocasionar doenças em suas vias aéreas.

A Máscara Respiratória protege o trabalhador da inalação de tintas e solventes, pois possui filtros de carbono e carvão ativado que protegem as vias aéreas de quem está exposto à névoa de tinta.

 

O uso de EPI’s para a repintura automotiva é uma das exigências das normas trabalhistas. É importante que o proprietário da oficina adquira sempre produtos de qualidade para assim, contribuir com a saúde e bem-estar do seu colaborador.

A Orange Cabines de Pintura oferece todos estes EPI’s e entrega em todo o Brasil.

Entre em contato pelo fone +55 (54) 3238 0000

Ou acesse o nosso site: https://www.cabinesorange.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *