Conheça os tipos de abrasivos e suas aplicações

Tempo de leitura: 1 minuto

Toda superfície precisa de um bom preparo antes de passar pelo processo de pintura. A primeira e mais importante etapa para o acabamento final é feita através do lixamento.

No conteúdo de hoje vamos indicar tipos de lixas ou abrasivos para cada variedade de acabamento e superfície.

Foto: Emiliano Piazer

Venha conferir!

 

Os Abrasivos, comumente conhecidos como lixas, são materiais de origem sintética ou mineral, utilizados para desgastar, polir ou limpar superfícies como madeiras, metais, entre outros materiais.

Em virtude de suas múltiplas aplicações os abrasivos são divididos por grãos e cada um deve ser aplicado para seu tipo de processo. Os abrasivos possuem gramaturas que variam de 16 a 4000, quanto mais alto o número, mais fino é o grão. Logo, quanto mais alta a gramatura, melhor será o acabamento final.

Regra dos 50%

A configuração correta da sequência de lixas é fundamental para o acabamento correto. Nunca utilize uma lixa que seja maior que 50% que a anterior. Exemplo: Se você utilizar uma lixa #80 para desbaste leve, a próxima lixa que você utilizará será 50% maior, logo a próxima etapa será a 120, para semi acabamento, e assim por diante:

  #80 /2 =40 +80 = # 120 ou seja #80 +50% = #120

 

Foto: Emiliano Piazzer

 

Os abrasivos existem desde os antigos egípcios, já a tecnologia de desbaste continua sendo utilizada com melhorias e adaptações, atualmente podem ser usadas manualmente ou através de lixadeiras automáticas, sejam elas comuns ou pneumáticas. A Arply Filtros e Equipamentos para Pintura oferece soluções completas para este processo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *