Descubra como o Filtro de Carvão ativado funciona dentro das cabines de Pintura

Tempo de leitura: 2 minutos

O carvão ativado pode ser utilizado em diversas áreas, desde a limpeza e filtragem de efluentes, até na filtragem de gases nocivos à saúde ou grandes poluentes.

O carvão ativado é desenvolvido a partir da queima controlada de certos tipos de madeira. Essa queima é feita a uma temperatura que circula entre 800°C e 1000°C. Todo este cuidado é voltado para evitar que ocorra a queima total e perda da porosidade do material. É por meio destes poros que será realizada a filtragem dos elementos.

O carvão ativado é utilizado em variados sistemas de filtragem, como no tratamento de água, efluentes e na absorção de gases tóxicos de processos industriais, que é o exemplo dos processos de pintura.

Geralmente instalados em cabines de pintura via seca, o filtro de carvão ativado está presente na etapa de exaustão da névoa de tinta na segunda barreira de filtragem da cabine. Ele trabalha em conjunto com os filtros Carta Inercial e PA-50, cada um deles possui uma função no processo de filtragem desta névoa de tinta.

O uso do filtro de carvão é necessário em diversos processos industriais, devido a exigências ambientais e trabalhistas que variam conforme o estado onde a empresa está localizada. Visto isso, o Grupo ArpiAspersul proporciona que todas as cabines de pintura possam ser adaptadas para o uso deste filtro, conforme a necessidade dos usuários.

Os carvões ativados podem ser produzidos a partir de qualquer material carbonáceo, sendo atualmente utilizados, principalmente resíduos de madeiras para os carvões pulverizados e a casca de coco para os carvões granulados. São encontrados em sua forma granulada ou em mana.

Ele também pode ser utilizado em formato de pequenos filtros adaptados para máscaras respiratórias, a exemplo da marca representada exclusivamente no Brasil pelo Grupo, a Colad.

O carvão ativado possui altos níveis de filtragem de elementos e gases poluentes e mau cheiro, principalmente de tintas, solventes e materiais utilizados no processo de pintura.

É importante ressaltar que o potencial de seus poros é limitado, pois quando estes são preenchidos, ele perde o poder de filtragem. A área de aderência quando se encontra bloqueada faz com que as impurezas do ar não se fixem no carvão, liberando-as ao ambiente. Por isso é indicada a troca periódica do filtro para manter a filtragem e qualidade do ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *