Para quem está começando no ramo de pintura automotiva ou para quem quer se adequar às normas de proteção trabalhista, conhecer os equipamentos de proteção é parte vital para um serviço bem feito e para um ambiente de trabalho saudável. Mas quais são os EPI’s essenciais para a pintura automotiva?
Antes de conhecer os equipamentos, é preciso conhecer a definição de EPI (equipamento de proteção individual), segundo a Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), a definição de EPI seria:
“Todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde.”
Ou seja, um conceito bem simples, são equipamentos que tem como objetivo proteger o pintor e demais colaboradores, tanto em relação a componentes tóxicos, quanto a possíveis acidentes.
Nas oficinas automotivas, esses equipamentos são de importância ainda maior, pois o trabalho realizado envolve uma série de produtos de alto grau de toxicidade, como as tintas e os solventes.
Agora vamos conhecer melhor alguns dos equipamentos de proteção essenciais para a pintura automotiva:
Máscara de proteção
A máscara de proteção é um item essencial nas várias etapas do processo de pintura.
Para o momento da pintura, o cuidado com a máscara deve ser ainda maior. O modelo utilizado deve conter carvão ativado para proteger o pintor dos vapores tóxicos provenientes dos materiais utilizados na pintura como solventes, vernizes e tintas.
A importância da utilização da máscara correta é fundamental, pois o uso de um modelo inadequado dará ao trabalhador uma falsa sensação de proteção, o que será ainda mais prejudicial a longo prazo.
Luvas de proteção
As luvas de proteção possuem funções parecidas com as da máscara de proteção, com a diferença que elas protegem a pele do trabalhador, especialmente a parte do punho e das mãos, das substâncias tóxicas envolvidas na pintura automotiva. Para uma proteção completa, opte por uma luva longa e impermeável, que evitará o contato da tinta e solventes com a mão do pintor.
Roupas adequadas
Outros equipamentos importantíssimos em relação à proteção do trabalhador são aqueles relacionados ao vestuário. Para a proteção do corpo no momento da pintura deve se usar um macacão de material impermeável que isolará o trabalhador dos componentes tóxicos das tintas e solventes.
O macacão BodyGuard da Colad é uma ótima pedida para quem busca um EPI de ótimo custo benefício. Além das características básicas de proteção contra a pintura, esse macacão contém alguns elementos que o destacam em relação aos demais. Ele é confeccionado com tecido respirável nas partes do corpo que mais aquecem – como costas, axilas e nuca – o que permite com que o pintor mantenha o corpo seco. Além disso, ele é feito com 1% de carbono antiestático, que evita a aderência de partículas prejudiciais à qualidade da pintura. E por fim, ele possui um capuz com elástico, que evita que o cabelo do pintor caia na área que está sendo pintada.
Esse macacão possui o CA, sigla que significa Certificado de Aprovação, um documento, emitido pelo Ministério da Economia, estabelecendo o prazo de validade para comercializção de um EPI por parte de fabricante e importadores.
Gostou dessa publicação? Compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais. Para mais dicas sobre pintura automotiva e equipamentos de pintura acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.