Trabalhar no ramo da reparação automotiva requer muita prática em resultados de qualidade, mas para que o profissional alcance esse resutado é preciso ter atenção ao escolher o equipamentos que vão moldar os trabalhos na oficina. Dentre eles, a cabine de pintura deve ter uma atenção especial.
Cabines de pintura são estruturas responsáveis por manter o ambiente de pintura livre de partículas que podem prejudicar o acabamento. Ela possui um sistema de filtragem, tanto na entrada de ar da cabine, quanto na saída, evitando que poeira entre no ambiente ou que o overspray escape para o ambiente externo. Existem alguns modelos disponíveis no mercado, com diferenciais importantes para quem deseja alcançar um nivel profissional de acabamento.
Entre os principais diferenciais estão o tipo de pressão atmosférica que acontece dentro da cabine, podendo assim diferenciá-las em cabines de pintura de pressão positiva ou negativa. A seguir, vamos explicar com mais detalhes quais são as principais características de cada um desses modelos.
Cabine de pintura de pressão positiva
Funcionamento
Uma cabine de pintura de pressão positiva opera insuflando ar, estabelecendo uma pressão interna superior à externa. Essa abordagem tem por objetivo criar um ambiente hermético, evitando a entrada de contaminantes externos e proporcionando condições ideais para a aplicação da tinta.
A pressão positiva possui um diferencial interessante para oficinas localizadas em regiões de instabilidade climática, pois além de possuírem um ambiente pressurizado, elas são equipadas com sistema de aquecimento. Isso facilita a aplicação e secagem, mantendo um padrão que resulta no acabamento de alta qualidade.
Filtragem
A filtragem da cabine positiva se dá por dupla barreira de filtragem, na entrada de ar; A primeira barreira de filtragem ou filtros de sacrifíco, destina-se a capturar partículas maiores de poeira. Já a segunda barreira de filtragem é projetada para capturar as micropartículas que passaram pela primeira barreira, de modo que o ar insuflado para dentro da cabine fique livre de partículas nocivas ao acabamento.
Ambiente livre de impurezas
O ambiente livre de impurezas de pintura de pressão positiva é garantido através da pressurização constante e fluxo de ar Down Draft gerado no ambiente. Esse fluxo conduz as partículas de overspray gerados durante a pintura, para os filtros no chão da cabine. Esse processo evita que essas partículas se espalhem pelo ambiente de trabalho, reduzindo a possibilidade de contaminação das peças pintadas.
Pintura com cores diferentes
No dia a dia da repintura é comum os reparos menores, como a pintura de um capô ou paralama. Em cabines de pressão positiva com sistema Down Draft é possível fazer esses pequenos reparos em até 2 cores ao mesmo tempo. Isso acontece justamente pelo fato do fluxo de ar ocorrer de cima para baixo. Ou seja, o ar insuflado entra pelo teto e conduz as partículas de tinta diretamente para os filtros no chão da cabine. Isso evita que as particulas fiquem em suspensão dentro do ambiente e acabem por contaminar as peças.
Cabine de pintura de pressão negativa
Funcionamento
Na cabine de pintura de pressão negativa o sistema de exasutão puxa o ar para dentro cabine, criando um fluxo de ar Cross Draft. Ou seja, o ar é puxado através dos filtros na entrada da cabine, em direção ao fundo, onde está localizado o sistema de exaustão.
Cabines desse modelo são ideais para oficinas localizadas em cidades com temperatura mais quente, pois diferente da cabine de pressão positiva, as cabines de pressão negativa não possuem sistema de controle de temperatura. Logo, qualquer produto aplicado será curado em temperatura ambiente.
Filtragem
Esse tipo de cabine possui um sistema mais simples de filtragem; o ar puxado para dentro da cabine passa somente por 1 barreira de filtragem, localizada nas portas da cabine, e em seguida é puxado pelo sistema de exaustão que fará a filtragem dos particulados de tinta gerados durante a pintura. Esse processo gerlamente requer somente 1 tipo de filtro, aplicado tanto na entrada da cabine quanto em seu sistema de exaustão.
De certa forma é uma filtragem mais economica, porém a ausência da dupla barreira de filtragem – como a descrita nas cabines de pressão positiva – pode facilitar a entrada de micropartículas durante a pintura.
Como escolher a cabine de pintura ideal?
Para escolher o equipamento ideal é preciso se atentar a fatores importantes, como valor de investimento, fluxo de veículos/mês, local da instalação e padrão de acabamento.
Cabines de pressão positiva geralmente possuem valor de investimento maior, justamente por oferecerem um acabamento de alto padrão. Seu ambiente controlado e estrutura são ideais para oficinas com grande fluxo de carros ou que estão em uma região de maior instabilidade climática.
Já as cabines de pressão negativa possuem um valor de investimento menor em relação às cabines de pressão positiva. A estrutura e fluxo de ar desse modelo são ideais para oficinas com fluxo moderado e grande de veículos. Cabines de pressão negativa não possuem aquecimento, logo são uma excelente opção para oficinas em regiões mais quentes.
Ambos modelos conferem um padrão superior de acabamento e acomodam desde veículos de pequeno porte, até vaículos como SUVs. Portanto, a cabine ideal é aquela que vai se encaixar melhor com os objetivos e orçamento que a sua oficina tem disponível.
Gostou dessa publicação? Compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais. Para mais dicas sobre pintura e seus equipamentos, acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.