Para uma melhor organização do ambiente de trabalho, um dos maiores aliados nessa operação pode ser um carretel automático para mangueira. Com esse equipamento é possível deixar o ambiente da empresa mais limpo e ordenado, diminuindo os riscos de acidentes e aumentando a produtividade. Vamos conhecer um pouco mais sobre as características e a importância de um carretel para mangueira:
Importância do carretel automático
Determinados ambientes de trabalho necessitam de mangueiras que farão a transferência ou injeção/ejeção de algum produto. É o caso de oficinas de pintura ou troca de óleo, de indústria da área alimentícia e até mesmo de aeroportos. Porém essas mangueiras podem se tornar sinônimo de dor de cabeça se não forem alocadas da forma correta.
As mangueiras no chão dificultam o trânsito de pessoas e podem ser a razão de acidentes no local de trabalho. Além disso, deixar as mangueiras espalhadas diminui a vida útil delas, pois muitas vezes entram em contato com substâncias tóxicas ou mesmo outros instrumentos de trabalho que podem danificá-las.
Por isso um carretel tem relevância importante. Ele armazenará de forma adequada as mangueiras quando essas não estiverem em uso, contribuindo assim para a durabilidade das mesmas, assim como a produtividade e organização do local de trabalho. Eles são equipamentos de simples instalação e ótimo custo benefício, e que certamente farão a diferença na organização e segurança.
Cuidados antes de instalar o carretel automático
Antes de instalar o carretel enrolador de mangueiras, alguns pontos precisam ser observados. O mais importante de todos é o local de instalação. Esse local deve ser seguro o suficiente para suportar não apenas o peso do carretel e da mangueira utilizada, mas também terá que suportar a força utilizada no momento em que a mangueira for puxada. Outro detalhe importante é manter o carretel na vertical, o que facilitará a distribuição da mangueira, diminuindo a pressão sob o carretel.
Algumas características da mangueira são importantes no momento de adquirir o carretel, por exemplo, se é uma mangueira simples ou dupla, o comprimento da mesma, seu raio de curvatura, qual o produto será transferido, a temperatura dele e do local de trabalho, qual o tipo de acionamento e altura em que será instalada.
Escolhendo o carretel automático mais adequado
Cada empresa possui uma configuração própria, seja em produto ou layout do ambiente, logo, a escolha do carretel mais adequado depende dessas particularidades. Em sua maioria, os carretéis com rebobinamento automático são os mais utilizados, justamente por facilitar o uso e organização, com economia de tempo. Já as configurações de peso, estilo do carretel – de serie aberta ou fechada – material de composição, dependerão do tipo de produto que será conduzido, assim como o tipo de mangueira utilizada. É interessante consultar o fornecedor para ajudar nessa escolha, pois os aspectos técnicos que influenciam na produtividade, vida útil e segurança, precisam ser avaliados e recomendados por ele.
Gostou dessa publicação? Compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais. Para mais dicas sobre pintura e seus equipamentos, acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.