Como desentupir a Pistola de Pintura

A falta de manutenção nas pistolas de pintura podem acarretar diversos problemas, um dos mais comuns é em relação a qualidade do leque de pintura. Saiba como desentupir a pistola de pintura e evitar problemas relacionados ao leque, que podem fazer com que o padrão da pintura não seja o ideal, criando concentrações de tinta em lugares que prejudicam a qualidade do acabamento.

Quando se verifica um acúmulo de tinta no centro (e consequentemente um leque pequeno) ou  quando o mesmo está com um tamanho maior que o indicado, com a tinta se espalhando nas extremidades do mesmo, possivelmente esse será um problema de regulagem da pistola, tanto na abertura do leque quanto da pressão. Porém se a forma do leque apresentar padrões diferentes do normal, como  um formato de meia-lua, por exemplo, então o problema deve estar na limpeza nas aberturas de capa de ar, são elas que dão vazão e fazem a distribuição da tinta.

Fazer desobstrução dessas aberturas é muito simples, bastam alguns cuidados especiais e um equipamento adequado. Vamos conhecer as etapas:

Conhecendo a capa de ar

Como desentupir a Pistola de Pintura limpando pistola e capa

As capas de ar variam de acordo com o modelo e marca da pistola de pintura, cada uma delas possui sua quantidade de aberturas e a posição em que elas ficam nas capas são de preferência de cada fabricante. Porém a obstrução de qualquer uma dessas aberturas, por menores que sejam, podem prejudicar a qualidade do trabalho. Essas obstruções fazem que a tinta saia pelas outras aberturas, gerando um acúmulo de tinta nesses pontos, e é por isso que o leque formará padrões diferentes das ideais. Portanto, é muito importante deixar as aberturas sempre limpas e prontas para o uso.

Não utilize material improvisado

Um dos erros mais comuns de quem precisa limpar as capas de ar da pistola de pintura é reaproveitar materiais improvisados para fazer a desobstrução. A utilização de materiais como: escovas de dentes, clips de papel, arames, palitos de dente e brocas, é prejudicial para a pistola, não só porque não são materiais criados para função e portanto não vão ter o desempenho esperado, mas também podem danificar a capa de ar. Portanto, muito cuidado na hora de improvisar soluções baratas ou milagrosas para a limpeza de seu equipamento de pintura.

Kit de Pintura Profissional

Para uma limpeza completa e eficaz, a melhor opção é utilizar um kit de limpeza profissional. Esses kits são facilmente encontrados nas melhores lojas do ramo e possuem ferramentas especiais para esse tipo de manutenção, atendendo às características principais de qualidade e performance. 

Além das escovas para limpeza externa e das escovas circulares com haste mais longa para a limpeza da área interna, por onde trafega a tinta, os kits possuem diversas agulhas especiais de diversos tamanhos para a desobstrução perfeita das aberturas na capa de ar.

Como desentupir a Pistola de Pintura escovas de limpeza

 Com essas agulhas é possível retirar a tinta ressecada das aberturas antes de fazer uma limpeza mais profunda com as escovas. Como elas possuem tamanhos especiais para cada furo, essas agulhas não vão prejudicar a estrutura da pistola. Dessa forma é possível retirar os resíduos que vão se acomodando na correria do dia-a-dia garantindo assim uma limpeza adequada. Com esses cuidados você vai assegurar que o leque da pistola contenha a forma e a quantidade de tinta perfeita para um bom acabamento no seu trabalho.

Mais artigos

Tipos de Cabine de Pintura
Cabines de Pintura

Tipos de Cabine de Pintura

Quem procura qualidade de acabamento para seu serviço de pintura certamente já ouviu falar nas cabines de pintura. Elas são ideais para garantir a qualidade

Continue Lendo >
ENTRE EM CONTATO
Nos envie uma mensagem e em breve retornaremos.
Ou se preferir, entre em contato diretamente no WhatsApp