Como escolher seu filtro Paint Stop ou PA

Você já ficou em dúvida sobre qual filtro usar em sua cabine de pintura? Existem diversas variações nos modelos como valor, o tipo de material e outros detalhes mais técnicos, e por isso existem algumas pré-determinações básicas que devem ser observadas antes de fazer uma compra. Mas afinal, como escolher o filtro para cabine de pintura?

Filtro de entrada e filtro de saída

A primeira diferença básica entre os diversos tipos de filtros é em relação à funcionalidade de cada um deles e para explicar melhor essa função é necessário saber como funciona uma cabine de pintura. Para esse assunto desenvolvemos um artigo especial que você pode ler aqui, mas vamos resumir um pouco a ideia nesta publicação.

As cabines funcionam com um sistema de filtragem na entrada e na saída da cabine. Os filtros de entrada tem a função de melhorar o acabamento da pintura, pois impedem a passagem de impurezas para dentro da cabine de pintura, evitando que a peça fique empoeirada antes de receber a tinta.

Já os filtros de saída de ar possuem a função de proteção ambiental e do local de trabalho (ou seja, do restante do ambiente fora da cabine), pois evitam que a poeira de tinta, resíduos e ar poluído por solventes saiam de dentro da estrutura da cabine.

Filtros de entrada

A entrada de ar para dentro da cabine geralmente passa por duas etapas de filtragem. A primeira barreira é formada pelo filtro conhecido como Pré-filtro F-pol. Eles podem ser de diversos modelos, como de rolo, filtros plissados ou filtro plano. A segunda camada de filtragem é feita pelas multi bolsas (nas cabines pressurizadas) e pelos filtros Plenum.

Filtros de saída

A filtragem do ar na saída da cabine também passa por duas etapas. A primeira é feita pelo filtro de carta inicial, também conhecido como filtro carta de papel ou filtro kraft. Esse primeiro filtro é responsável pela filtragem de 75% da névoa de tinta e por isso, deve ser sempre utilizada em conjunto com um filtro PA-50 (que explicaremos a seguir) para garantir a proteção ao meio ambiente.

Filtro Paint Stop ou PA

A escolha do filtro Paint Stop ou PA é extremamente importante, pois ele fará a retenção do restante dos resíduos. Ele pode ser usado separadamente ou em conjunto com carta inercial, e tem como objetivo de absorver a névoa de tinta aspirada pela cabine. Quando utilizado em conjunto com a carta Inercial, apesar de ficar localizado atrás dela, o PA-50 apresentará maior frequência de troca, pois ele tem função de absorção e não de retenção.

O paint stop é composto por fibras de vidro entrelaçadas, organizadas em camadas progressivas, permitindo que a névoa vá formando camadas para que o filtro tenha uma boa durabilidade.

Tipos de filtro PA

Os filtros PA possuem dois tipos essenciais. O primeiro é o PA-50, que pode ser identificado por uma das camadas na cor verde. Ele possui esse nome pois tem 50 milímetros de espessura, além de uma densidade de 190 g/m². Já o PA-100, identificado pela cor azul, tem uma espessura de 100 milímetros e 340 g/m².

A gramatura é fator importante no tempo de troca dos filtros, quão mais denso for o filtro PA maior será o tempo que ele poderá ser utilizado. Porém de forma alguma esses filtros devem ser limpos, pois, uma vez saturadas, as fibras de vidro não irão mais reter as partículas, prejudicando assim a qualidade da pintura. Por isso, em caso de necessidade é importante fazer a troca dos filtros da cabine de pintura

Não existe uma medida de tempo de padrão para a troca dos filtros, pois além da espessura, existem outros fatores que influenciarão no tempo de troca dos filtros, como:

  • O tamanho e a proporção das peças;
  • A quantidade de horas de trabalho na cabine de pintura;
  • A forma de aplicação por parte do pintor;
  • O tipo de tinta utilizado na pintura;
  • O tipo de equipamento utilizado na pintura.

É sempre importante se certificar no momento da compra do filtro se o mesmo é composto por fibra de vidro, se possui camadas progressivas e qual a sua gramatura (quantas gramas de fibra possui um metro quadrado do filtro). Pois os nomes PA-40, PA-50, PA-100, são apenas nomes comerciais, portanto o usuário deve ficar muito atento a sua composição, pois ela é um fator de grande influência no desempenho da filtragem.

Gostou dessa publicação, compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais. Para mais dicas sobre cabines e equipamentos de pintura acesse nosso blog com conteúdo exclusivo.

Mais artigos

Tipos de Cabine de Pintura
Cabines de Pintura

Tipos de Cabine de Pintura

Quem procura qualidade de acabamento para seu serviço de pintura certamente já ouviu falar nas cabines de pintura. Elas são ideais para garantir a qualidade

Continue Lendo >
ENTRE EM CONTATO
Nos envie uma mensagem e em breve retornaremos.
Ou se preferir, entre em contato diretamente no WhatsApp