A lubrificação é um dos processos mais importantes de manutenção preventiva. Ela evita uma série de desgastes e atritos que possam acontecer nas máquinas e equipamentos. E para realizar a substituição de graxa nos equipamentos, com segurança e efetividade, é preciso utilizar a engraxadeira adequada. A seguir vamos dar algumas dicas de como escolher uma engraxadeira para o seu serviço de lubrificação:
Importância da lubrificação
Uma das etapas mais importantes da manutenção preventiva é a lubrificação, a partir dela é criada uma película que atua diretamente na preservação das peças de máquinas e equipamentos, pois ela diminui o atrito entre as mesmas, deixando toda a operação mais harmoniosa.
A lubrificação é etapa imprescindível não só nas indústrias de grande porte, mas também em postos de serviços, oficinas, garagens e na agricultura, especialmente na manutenção das máquinas agrícolas.
Engraxadeiras manuais
As engraxadeiras dispensam a graxa entre as peças para garantir que elas não estejam em contato diretamente umas nas outras, evitando fricção excessiva. Existem muitas áreas que podem ser incrivelmente difíceis de aplicar a graxa, e as engraxadeiras podem ajudar a lubrificar essas áreas limitadas com esforço relativamente baixo.
As engraxadeiras manuais tem como o grande atrativo um melhor controle da saída do lubrificante, pois, por depender da ação manual do operador, ele pode escolher o volume de saída do lubrificante. Porém esse processo é efetuado com uma velocidade muito menor se comparado com a pneumática. Outra característica importante da engraxadeira manual é a sua facilidade de transporte, o que a torna uma ótima opção para serviços rápidos e pontuais.
Engraxadeira pneumática
Já as engraxadeiras pneumáticas permitem o uso de um maior volume de lubrificante, o que a torna ideal para trabalhos que exigem uma maior quantidade de produto ou em manutenções que precisam ser feitas de forma rápida. Avaliando pela ótica ergonômica, elas diminuem o esforço do operador, se tornando mais convenientes para trabalhos de longa duração.
Além disso, as engraxadeiras pneumáticas possuem outras vantagens: pelo seu caráter automático de vazão, elas diminuem o desperdício, o que se torna responsável direto por uma economia de lubrificante. Como a distribuição do lubrificante acontece de forma mais linear, as engraxadeiras pneumáticas possuem uma vida útil maior se comparadas com os outros modelos.
O preço das engraxadeiras pneumáticas pode ser maior em comparação com as manuais, no entanto, a engraxadeira pneumática ajudará você a concluir seu trabalho muito mais rapidamente, ou seja, ela é um ótimo investimento se contarmos o seu custo benefício.
Porém, como qualquer outro item de manutenção, alguns cuidados devem ser tomados na hora de utilizar uma engraxadeira pneumática: Sempre utilize a graxa limpa ou a lubrificação, pois isso poderá diminuir a vida útil do aparelho e da máquina que está sendo lubrificada.
Deve-se ter o máximo cuidado com a mangueira da engraxadeira, ela não deve ser amassada ou torcida, pois isso vai impedir que o volume correto de lubrificante seja dispensado. Por fim, sempre consulte o fabricante ou assistência técnica especializada antes de fazer a troca de alguma peça, além é claro de sempre optar por peças originais.
Importante que você se certifique de optar por uma engraxadeira com uma classificação de pressão (PSI) apropriada para tolerar a viscosidade e o volume da graxa e a pressão do sistema de lubrificação a ser lubrificado.
Gostou dessa publicação? Compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais. Para mais dicas sobre pintura e seus equipamentos, acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.