Como escolher uma pistola de pintura para repintura automotiva?

Essa é uma das grandes dúvidas do profissional da funilaria e pintura. Hoje existem no mercado diversas marcas e modelos de pistolas. É muito importante que você compreenda bem as etapas de seu processo de pintura. Desta forma também saberá selecionar o tipo de pistola ideal para cada uma das etapas. Muito mais que preço ou até mesmo marcas, o indicado é saber escolher uma pistola de acordo com três principais avaliações.

Tenha sempre em mente:

• Qual produto vai utilizar?

• Qual volume de pintura?

• Qual acabamento deseja realizar?

Primer, base cor ou verniz? Para cada uma das etapas e produtos são recomendados diferentes modelos de pistolas. Veja abaixo sugestões de como escolher a sua.

Primer:

Para a aplicação de primer é Importante estar atento aos tamanhos de bicos e agulhas e dar preferência aos maiores para proporcionar maior entrega de material e maior deposição na peça pintada. Sobre os canecos sugere-se o uso de pistolas de gravidade.

Modelo de pistola sugerido para primer:

https://www.cabinesorange.com.br/pistola-de-pintura-arply-gravitacional-x402.php

Base cor:

Realizada a primeira etapa da pintura, vamos para a base de cor.  Ela pode ser poliéster ou prata e sugere-se bicos que podem variar de 1.2 a 1.4 e que proporcione um nível de atomização maior do que a escolhida anteriormente para o primer.

Modelos de pistolas sugeridos para base cor:

https://www.cabinesorange.com.br/pistola-de-pintura-evolution.php

https://www.cabinesorange.com.br/pistola-de-pintura-iwata-ls400-pininfarina.php

https://www.cabinesorange.com.br/pistola-de-pintura-devilbiss-tekna.php

Verniz:

Para a etapa final, temos a aplicação de verniz. Neste processos a sugestão é de bicos 1.2 a 1.5 para vernizes alto sólidos para camadas maiores.

Modelo de pistola sugerido para verniz:

https://www.cabinesorange.com.br/pistola-de-pintura-devilbiss-dv1.php

Pequenos reparos:

Já para os pequenos reparos, a sugestão é escolher pistolas LVLP (baixo volume e baixa pressão). Esses modelos possuem canecos menores, para as também menores quantidades de produtos. Devido aos bicos de até 1.0, o leque proporcionado por esses modelos é menor para possibilitar retoques pontuais e com menos desperdício de tinta.

Modelo de pistola sugerido para pequenos reparos:

https://www.cabinesorange.com.br/pistola-de-pintura-evolution-nano.php

Posso utilizar a mesma pistola para todos tipos de materiais?

Não é aconselhado o uso da mesma pistola para todos os tipos de processo de pintura. Cada pistola de pintura é desenvolvida pensando na composição do seu corpo para suportar determinados tipos de materiais e proporcionar um desempenho à altura. Além do tamanho do bico, caneco e vazão, considere escolher sua pistola de pintura tendo em vista qual tipo de material vai utilizar.

Fique atento também às peças de manutenção!

Invista em pistolas de pintura que possuam facilidade para adquirir peças de reposição. Na correria da rotina de pintura pode acontecer de necessitar de alguma peça, sem a possibilidade de ficar muito tempo com o setor de pintura parado. A disponibilidade e rapidez de reposição de peças ou manutenções é um fator importante a considerar para escolha.

No vídeo, assista a explicação do nosso gerente de processos e inovação, Alcidene Cardoso. Se tiver dúvidas na hora de fazer a escolha de sua pistola de pintura, conte com a equipe técnica da Orange.

Mais artigos

ENTRE EM CONTATO
Nos envie uma mensagem e em breve retornaremos.
Ou se preferir, entre em contato diretamente no WhatsApp