Conhecer o funcionamento de um processo é essencial para qualquer atividade. Poder medir seus resultados, acompanhar o processo e identificar as falhas, pode definir o sucesso do processo implementado. No caso das cabines de pintura, a internet e a tecnologia computadorizada podem se tornar excelentes aliados no momento de gerenciar o processo de pintura.
Softwares e internet das coisas (IoT) na gestão de processos de pintura
Com o desenvolvimento de softwares especializados em gerenciar os processos de pintura, como o Nextpaint, ficou muito mais fácil controlar e monitorar o fluxo de produção minuto a minuto.
Entre os dados em tempo real acessíveis através do programa e que podem ajudar no momento de planejar e otimizar o processo de pintura estão:
- O total de horas executadas pela cabine, facilitando o acompanhamento do OEE (O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, que faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade real entregue por ele);
- Horas por cabine de pintura: acompanha os intervalos de manutenção da cabine, trocas de filtro e muito mais;
- Horas por fase: acompanha quanto tempo um produto esteve em uma fase ou outra do processo de pintura;
- Horas por funcionário: acompanha quais funcionários estão executando o trabalho, podendo quantificar o tempo de exposição de cada pintor a componentes tóxicos provenientes do processo pintura.
Com esses dados é possível gerenciar a qualidade do processo. Eles ficam disponíveis quando o processo de fabricação está conectado ao mundo digital e incluem benefícios como: uma eficácia significativamente maior do equipamento (OEE), menor tempo de inatividade, menor quantidade de erros, além da capacidade de prever (e corrigir) problemas antes que eles ocorram, menor uso de energia, tinta, solvente e água, maior produtividade e lucratividade, além das reduções simultâneas de custos, desperdício e prazos de entrega.
A importância dos dados no gerenciamento de processos de pintura
O painel do Nextpaint é totalmente personalizável, para que você possa receber dados importantes, além de notificações personalizadas que podem ser criadas com base em regras definidas como: desempenho da máquina, tempo de atividade, sensores, custos elétricos e térmicos, além da conclusão da fase de trabalho.
O Nextpaint também funciona como um software baseado em nuvem, o tempo de inatividade inesperado pode ser minimizado, pois os alertas de serviço e o monitoramento manterão você atualizado e dentro do cronograma com a manutenção necessária. Todos esses dados são armazenados com segurança, usando protocolos de autenticação e autorização de dados para proteger seus dados.
Como citado no blog Emobile:
“O Nextpaint pode ser instalado em cabines e linhas já em funcionamento ou em novas aquisições. O dashboard permite monitorar mais de uma linha de pintura. Os pré-requisitos para a instalação e funcionamento pleno é que o local disponha de boa qualidade de conexão à internet para que os dados sejam transmitidos e computados no tempo mais preciso possível.”
Outro dado interessante é saber o número de vezes que a pistola foi engatilhada para pintura. É uma informação importante também para avaliar o desgaste da pistola, de componentes e da bomba. Outro dado relevante é que com as informações de minutos e o uso de trabalho dos componentes, é possível correlacionar o tempo de troca de filtros com o tempo de trabalho da cabine, efetuando a troca baseado no uso do filtro e não em uma medida de tempo previamente estabelecida. Dessa forma o software Nextpaint baseia-se em uma premissa de “quem não mede não gerencia e quem não gerencia não evolui”
Quer saber mais sobre as vantagens e a utilização das cabines de pintura. Acesse nosso blog para conhecer nosso conteúdo exclusivo.