Um dos materiais mais versáteis utilizados na indústria moveleira é o MDF, porém ele necessita de alguns cuidados para que o seu processo de preparação e pintura siga os altos padrões de acabamento exigidos pelo mercado. A seguir, vamos dar algumas dicas de como preparar e pintar o MDF utilizando uma pistola de pintura industrial.
O que é MDF
A sigla MDF significa “fibra de média intensidade”, (em inglês Medium Density Fiberboard). Eles são compensados feitos com fibras de madeira aglutinadas por uma resina, logo são possuem característica mais uniforme sem orientação das fibras, o que facilita o corte em qualquer sentido, sem comprometer a superfície lisa. Por conta dessas propriedades, o MDF pode ser torneado e entalhado e apresenta uma boa resistência à umidade.
Empresas moveleiras que utilizam o MDF como matéria prima realizam um processo industrial padronizado com lixadeiras e pistolas de pintura para tinta líquida, para garantir a durabilidade e acabamento das peças. Vamos conhecer as etapas de uma pintura em MDF com pistola.
Preparando a peça
Para eliminar quaisquer irregularidades na chapa de MDF que possam prejudicar o acabamento da peça, lixe a peça com o auxílio de uma lixadeira. Caso a chapa possua imperfeições, será necessário aplicar uma massa para tapar essas imperfeições e criar uma estrutura linear para a aplicação da tinta.
No caso do MDF, sugere-se a aplicação de massa comum para a madeira. Para estruturas maiores e mais complexas, será necessário utilizar a massa plástica, a mesma utilizada na pintura automotiva.
Após a lixação, utilize o ar comprimido para remover as partículas de pó da peça.
Aplique o fundo
Nessa etapa do processo, a peça precisa receber o que os pintores chamam de “fundo” que nada mais é do que o primer, uma camada de proteção de poliéster ou PU, que evita que a tinta penetre na madeira.
Após a aplicação do fundo e sua posterior secagem, é necessário realizar um novo lixamento, para que a peça tenha as condições ideais para receber as camadas de tinta.
Aplique o acabamento para finalizar
Indústrias moveleiras de alto padrão fazem uso da pintura líquida com laca, o que ajuda a conferir uma cobertura homogênea de alto brilho nas peças. Além disso, é importante utilizar uma pistola de pintura de qualidade, com regulagem e manutenção em dia, caso contrário, as peças poderão receber camadas irregulares de tinta, marcas de gotejamento entre outros problemas, gerando prejuízos com o retrabalho.
Também, é necessário realizar a pintura a partir de uma distância que permita que a maior quantidade de produto atinja o substrato, ou seja, nem muito perto (o que causará escorrimento) nem muito longe (o que vai causar desperdício de tinta). O ideal é utilizar a pistola entre 15 a 20 cm de distância, dependendo do tipo de pintura que se deseja realizar.
Por fim, conduza a peça para o flash off e secagem na estufa. Caso seja necessário, aplique mais uma demão de tinta, seguindo os passos anteriores.
Para mais dicas de pintura profissional, acesse o restante do blog para ter acesso a conteúdos exclusivos.