Como Funciona uma Cabine de Pintura

Você sabe como funciona uma cabine de pintura? E quais são os benefícios que elas trazem para a natureza e para quem trabalha com esse segmento? As cabines de pintura estão cada vez mais evoluídas em sua tecnologia e no seu poder de filtragem e aspiração, se tornando itens obrigatórios em oficinas, inclusive nas de pequeno porte. Vamos conhecer um pouco de seu funcionamento básico:

Componentes da cabine de pintura

Como Funciona uma Cabine de Pintura - cabine de pintura aberta com carro dentro

As cabines de pintura estão cada vez mais resistentes e duráveis. Construídas com materiais como chapas de aço de carbono, elas possuem paredes vedadas com silicone, o que impede a saída da poeira de tinta.

Outra parte importante das cabinas de pintura são as portas de vidro temperado, extremamente resistentes, responsáveis por permitir a visualização do trabalho de um ângulo mais abrangente. Além disso, ela possui portas laterais que facilitam a entrada e saída de quem está trabalhando na pintura.

A importância dos filtros

O verdadeiro sucesso das cabines de pintura é resultado do seu sistema de filtragem, que faz com que o ambiente da oficina permaneça limpo e com boa qualidade de ar, ao mesmo tempo que facilita a qualidade de acabamento da pintura.

Com a cabine devidamente fechada, a primeira etapa de filtragem ocorre quando o ar é puxado de fora para dentro da cabine. Esse ar passa por dois tipos de filtragem, o primeiro por um duto por onde entra o ar e o segundo por uma manta de filtragem que fica logo acima da área de pintura.

Com essa primeira filtragem, se elimina qualquer tipo de impureza que possa existir na atmosfera, deixando o ar limpo para que a pintura seja aplicada, o que fará com que não ocorra problemas no acabamento.

O piso da cabine é composto por grades que podem ser removidas, o que facilita a limpeza e manutenção da cabine, e que ajudam na filtragem antes de passar pelo último sistema de aspiração da cabine.

À medida que vai se efetuando a pintura, um exaustor puxa o ar para fora da cabine, removendo o ar contaminado com partículas e pulverização excessiva. O ar contaminado então sai da cabine pela exaustão, passando por um filtro que coleta o excesso de partículas e contaminantes. O exaustor e os filtros mantêm os poluentes do ar dentro de um nível seguro e evitam que os contaminantes se espalhem para as áreas de trabalho fora da cabine.

Nesse sentido, os filtros são importantes, pois eles garantem que o ar que entrou na cabine tenha ficado livre de substâncias contaminadas e que o ar que sai, por sua vez, esteja livre de produtos químicos perigosos. Esses filtros desempenham um papel essencial, tanto para garantir a qualidade do trabalho de pintura, quanto para que a empresa atenda às normas de saúde e segurança do trabalho.

Por que investir em cabines de pintura

Como Funciona uma Cabine de Pintura - homem pintando peça dentro da cabine de pintura

Apesar de a princípio parecer um grande investimento, especialmente para aqueles que possuem oficinas de pequeno porte, as cabines de pintura oferecem um ótimo retorno, sobretudo a longo prazo. Com as condições de aspiração ideais, o acabamento da pintura será o melhor possível, evitando retrabalhos desnecessários e eliminando a perda de tempo e matéria prima.

O segundo motivo, é que com a filtragem que ocorre na cabine, o ar da oficina não ficará contaminado, evitando problemas de saúde para quem não está efetuando a pintura (quem estiver a efetuando deve estar com todos os equipamentos de proteção indicados ao trabalho, como máscaras, luvas e macacão, por exemplo).

Para mais dicas sobre pintura automotiva, e as melhores práticas de aspiração e filtragem, acesse nosso blog para mais novidades.

Mais artigos

Tipos de Cabine de Pintura
Cabines de Pintura

Tipos de Cabine de Pintura

Quem procura qualidade de acabamento para seu serviço de pintura certamente já ouviu falar nas cabines de pintura. Elas são ideais para garantir a qualidade

Continue Lendo >
ENTRE EM CONTATO
Nos envie uma mensagem e em breve retornaremos.
Ou se preferir, entre em contato diretamente no WhatsApp