Você sabe como funciona uma cabine de pintura? E quais são os benefícios que elas trazem para a natureza e para quem trabalha com esse segmento? As cabines de pintura estão cada vez mais evoluídas em sua tecnologia e no seu poder de filtragem e aspiração, se tornando itens obrigatórios em oficinas, inclusive nas de pequeno porte. Vamos conhecer um pouco de seu funcionamento básico:
Componentes da cabine de pintura
As cabines de pintura estão cada vez mais resistentes e duráveis. Construídas com materiais como chapas de aço de carbono, elas possuem paredes vedadas com silicone, o que impede a saída da poeira de tinta.
Outra parte importante das cabinas de pintura são as portas de vidro temperado, extremamente resistentes, responsáveis por permitir a visualização do trabalho de um ângulo mais abrangente. Além disso, ela possui portas laterais que facilitam a entrada e saída de quem está trabalhando na pintura.
A importância dos filtros
O verdadeiro sucesso das cabines de pintura é resultado do seu sistema de filtragem, que faz com que o ambiente da oficina permaneça limpo e com boa qualidade de ar, ao mesmo tempo que facilita a qualidade de acabamento da pintura.
Com a cabine devidamente fechada, a primeira etapa de filtragem ocorre quando o ar é puxado de fora para dentro da cabine. Esse ar passa por dois tipos de filtragem, o primeiro por um duto por onde entra o ar e o segundo por uma manta de filtragem que fica logo acima da área de pintura.
Com essa primeira filtragem, se elimina qualquer tipo de impureza que possa existir na atmosfera, deixando o ar limpo para que a pintura seja aplicada, o que fará com que não ocorra problemas no acabamento.
O piso da cabine é composto por grades que podem ser removidas, o que facilita a limpeza e manutenção da cabine, e que ajudam na filtragem antes de passar pelo último sistema de aspiração da cabine.
À medida que vai se efetuando a pintura, um exaustor puxa o ar para fora da cabine, removendo o ar contaminado com partículas e pulverização excessiva. O ar contaminado então sai da cabine pela exaustão, passando por um filtro que coleta o excesso de partículas e contaminantes. O exaustor e os filtros mantêm os poluentes do ar dentro de um nível seguro e evitam que os contaminantes se espalhem para as áreas de trabalho fora da cabine.
Nesse sentido, os filtros são importantes, pois eles garantem que o ar que entrou na cabine tenha ficado livre de substâncias contaminadas e que o ar que sai, por sua vez, esteja livre de produtos químicos perigosos. Esses filtros desempenham um papel essencial, tanto para garantir a qualidade do trabalho de pintura, quanto para que a empresa atenda às normas de saúde e segurança do trabalho.
Por que investir em cabines de pintura
Apesar de a princípio parecer um grande investimento, especialmente para aqueles que possuem oficinas de pequeno porte, as cabines de pintura oferecem um ótimo retorno, sobretudo a longo prazo. Com as condições de aspiração ideais, o acabamento da pintura será o melhor possível, evitando retrabalhos desnecessários e eliminando a perda de tempo e matéria prima.
O segundo motivo, é que com a filtragem que ocorre na cabine, o ar da oficina não ficará contaminado, evitando problemas de saúde para quem não está efetuando a pintura (quem estiver a efetuando deve estar com todos os equipamentos de proteção indicados ao trabalho, como máscaras, luvas e macacão, por exemplo).
Para mais dicas sobre pintura automotiva, e as melhores práticas de aspiração e filtragem, acesse nosso blog para mais novidades.