Uma das principais razões para que seu equipamento de pintura não funcione corretamente é a falta de manutenção, e a mais importante dessas manutenções é manter os equipamentos limpos, especialmente as pistolas de pintura. Por exemplo, quando os orifícios na ponta da pistola estão obstruídos por tinta, as passadas da pistola não vão acontecer de forma adequada, causando entupimentos ou outros problemas no seu processo de pintura. Por isso a importância de manter a pistola sempre limpa e pronta para o trabalho.
Vamos saber agora como fazer a limpeza correta da pistola de pintura;
Equipamentos para limpeza
Antes de efetuar a limpeza na sua pistola, é importante criar um check list dos materiais e equipamentos que serão utilizados na sua execução.
1- Escovas, geralmente as que vêm juntos na compra da pistola
2- Panos para a secagem,
3- Tiner e água
4- Pincel
5- Ferramentas de montagem e desmontagem da pistola.
Com todo esse material à disposição então podemos começar a limpeza.
Quais partes devem ser limpar
É importante esclarecer que nem toda a área interna da pistola precisa ser limpa com tiner ou água. Existem partes na pistola por onde a tinta não passa, portanto a utilização de um material como tiner não só não ajudaria a limpeza, mas também poderá danificar algumas peças, como as de borracha que podem ressecar e as metálicas que podem corroer com o tempo.
Portanto devem ser limpos os lugares por onde a tinta atravessa a pistola, e especialmente os bicos que dão vazão a tinta, pois são nesses lugares que a tinta ressecada pode permanecer, dificultando o uso da pistola e piorando a qualidade do seu trabalho.
Limpezas no dia-a-dia
Com o ritmo corrido do dia-a-dia às vezes é difícil conseguir fazer uma limpeza profunda nas pistolas, mas é possível efetuar uma manutenção diária que permitirá a utilização delas sem grandes problemas. Para isso é preciso limpar desde a área que recebe a tinta (seja por caneco ou tanque) até os bicos com a utilização de tinta ou água. Em seguida faça uma limpeza do bico da pistola, com um cuidado especial aos furos que devem estar todos desobstruídos.
Limpeza profunda
Para efetuar uma limpeza profunda será necessário desmontar algumas partes da pistola, e para fazer isso é necessário o máximo de atenção, pois uma desmontagem (ou montagem) feita na ordem errada pode danificar partes essenciais da pistola.
Para efetuar a desmontagem da forma correta, a primeira parte que deve ser retirada é a agulha, pois essa peça é uma parte muito sensível e caso fique danificada pode comprometer a qualidade do trabalho. Para fazer isso você deve tirar a rosca e a mola que dão suporte a agulha, em seguida pressione o gatilho e a ponta da agulha sairá o suficiente para ela ser retirada.
Após a retirada da agulha, as outras partes podem ser removidas, desde que se possua as chaves para efetuar a retirada delas. Após a desmontagem, limpe as partes com tiner, para isso utilize as escovas e outros instrumentos de limpeza que são disponibilizados na compra da pistola ou em kits de limpeza que são vendidos em lojas especializadas.
Após a limpeza e secagem dos componentes, faça a montagem da pistola na ordem inversa da desmontagem, deixando a agulha por último. Importante também atentar para as boas práticas de limpeza e manutenção que estão especificadas nos manuais de instrução das pistolas, pois cada marca possui suas características e o que pode ser uma prática comum para uma, não necessariamente se aplica a todas.
Quer saber mais? Então clique aqui e assista o vídeo