Como preparar a tinta PU para pintura automotiva

Na pintura automotiva, assim como em qualquer trabalho de pintura e acabamento realizado, é importante fazer um preparo das ferramentas e materiais antes de começar. Ter os instrumentos de trabalho em bom funcionamento e o material suficiente para qualquer tarefa deve ser o primeiro passo de quem deseja trabalhar com pintura automotiva. Saiba mais como preparar tinta pu para pintura automotiva a segui:

Como preparar tinta pu para pintura automotiva preparando a tinta com espatula e copo de mistura

Um dos itens que devem receber atenção especial é a tinta que vai ser utilizada e como ela deve ser preparada antes de começar a pintura. Para um trabalho bem acabado vamos conhecer alguns princípios básicos dessa preparação:

Antes de preparar uma tinta para aplicação, é preciso conhecer quais são os tipos de tinta disponíveis no mercado, e como cada uma se adapta ao seu trabalho

Como preparar tinta pu para pintura automotiva pintor misturando tinta com espatula caceco e mascara

Tinta à base de poliuretano ou PU

A tinta a base de poliuretano é geralmente utilizada em pinturas com cores sólidas, e tem como atrativos o baixo custo e alguma durabilidade. Uma das vantagens da tinta Pu é a facilidade em conseguir o tom de cor certo, pois após ser catalisada e diluída, a tinta de poliuretano conterá seu próprio brilho, dispensando o verniz no acabamento.

Quem deseja utilizar a Pu deve escolher marcas de alta qualidade, para que essa economia de tempo não vire dor de cabeça no futuro, já que a duração dela é menor, portanto a escolha da marca adequada de tinta deve ser prioridade.

Tinta à base de poliéster

As tintas de base poliéster apresentam maior qualidade na duração, tanto nas cores sólidas quanto nas metálicas, porém o acerto do tom e brilho ideal demanda maior trabalho

Mesmo na procura de uma coloração mais fosca será necessário utilizar um verniz para proteger a pintura, portanto se deve ter muito cuidado na aplicação da tinta e do verniz, para que a coloração seja linear. Por outro lado, a sua utilização tem uma maior durabilidade do que a tinta de poliuretano.

Tinta à base d’água

As tintas à base d’água são mais recentes no mercado e possuem, além da qualidade no acabamento e fidelidade das cores, a vantagem de serem menos prejudiciais ao meio ambiente, pois na sua fabricação são emitidos 80% menos gases tóxicos que em comparação a outras matérias primas.

A composição dessa tinta é feita de pigmentos, resinas e aditivos que não são nocivos para o meio-ambiente. Seu solvente por exemplo, é o álcool isopropílico que, por ser derivado da cana de açúcar, oferece uma solução menos tóxica do que as que envolvem thinner (que por sua vez é produzido através de bases de petróleo).

Após definir qual tipo de tinta será usada, é importante definir o grau de viscosidade da mesma, pois esse será um diferencial no momento da aplicação da tinta. A viscosidade da tinta vai depender de que tipo de acabamento está tentando se buscar e qual combina melhor com o uso da pistola.

Para fazer a diluição da tinta, seja para diminuir a viscosidade, reduzir seu tempo de secagem ou endurecer a mesma são importantes duas etapas.

A primeira é procurar as instruções na embalagem da tinta das proporções de como deve ser feita essa diluição, que variam não só de acordo com a base da tinta, mas também do fabricante. Tendo essa informação disponível e sabendo que tipo de tinta se está procurando é feita a segunda etapa, que é a catalisação da mesma.

Para efetuar a catalisação de forma correta, recomenda-se o uso de um copo de mistura graduado que permite a mistura na proporção na medida certa. Por exemplo, se a recomendação do fabricante é de uma diluição 3:1:1, na graduação do copo encha a quantidade desejada de tinta até um dos números da graduação. Em seguida acrescente o diluente no mesmo número, porém na segunda coluna de graduação, e repita o mesmo processo na terceira coluna, caso necessário. Em seguida misture a solução e coe, antes de despejá-la no caneco da pistola.

Mais artigos

Tipos de Cabine de Pintura
Cabines de Pintura

Tipos de Cabine de Pintura

Quem procura qualidade de acabamento para seu serviço de pintura certamente já ouviu falar nas cabines de pintura. Elas são ideais para garantir a qualidade

Continue Lendo >
ENTRE EM CONTATO
Nos envie uma mensagem e em breve retornaremos.
Ou se preferir, entre em contato diretamente no WhatsApp