As cabines de pintura são estruturas idealizadas para garantir um processo de pintura mais seguro com alto padrão de acabamento. Porém, se não estiver com todas as suas partes funcionando corretamente, o uso de uma cabine de pintura pode dificultar a execução do trabalho.
Por isso é imprescindível realizar uma manutenção preventiva de todos os componentes da cabine. Através dessa manutenção pode-se identificar problemas de uma forma mais assertiva e, consequentemente, menos onerosa para a empresa. Uma das etapas mais importantes da manutenção preventiva é identificar possíveis problemas na iluminação da cabine. Vamos conhecer como essa manutenção deve ser realizada.
Definição de cor e importância da iluminação
A cor é a impressão produzida nos olhos pela luz refletida, ou seja, a tonalidade da luz dentro da cabine interfere sim na assertividade das cores aplicadas nas peças.
A luz natural ou luz do dia é a mais fidedigna quando falamos em acerto de cor, porém, seu uso dentro da cabine não é efetivo devido a imprevisibilidade do tempo.
Lâmpadas incandescentes produzem uma tonalidade amarelada, o que não é indicado para o acerto de cor devido a distorção de cores mais frias. Sem falar que esse modelo de iluminação pode sofrer aquecimento, o que também não é indicado dentro de um ambiente com presença de produtos inflamáveis.
E por fim, temos as lâmpadas de LED que são amplamente utilizadas não somente pela qualidade de iluminação e fidelidade no acerto de cor, como também duram mais, reduzem o consumo energético em até 90% e não sofrem aquecimento. Geralmente é indicado escolher a tonalidade branca – em torno de 6000 k, para maior assertividade da cor.
Importante também ficar atento a lâmpadas queimadas e/ou piscantes, pois assim como a tonalidade da iluminação, esses fatores podem comprometer o acerto de cor e a detecção de defeitos no acabamento das peças pintadas.
Prazo para troca e lâmpadas reserva
Não existe uma fórmula padrão para a troca das lâmpadas, porém se indica uma inspeção das luzes da cabine a cada 250 horas trabalhadas. Para a troca das lâmpadas, a indicação é de 4500 horas de trabalho dentro da cabine.
Vale ressaltar que é importante manter uma certa quantidade de lâmpadas reserva por perto, caso haja problemas na iluminação, a interrupção do fluxo de pintura não seja maior que minutos, evitando possíveis prejuízos.
A troca das lâmpadas, assim como outras formas de manutenção preventiva, evitam problemas que possam interromper o trabalho e garantem a qualidade do acabamento. Porém, para serem realizadas de forma correta será necessário criar um calendário de checagem dos itens a serem verificados. Para saber mais sobre como criar esse calendário acesse nosso artigo sobre o assunto.
Para mais informações sobre o funcionamento e manutenção das cabines de pintura e de seus componentes mais importantes, acesse o restante de nosso blog com conteúdo exclusivo.