Antes de realizar a compra de suprimentos e manutenção correta na sua cabine de pintura, é importante conhecer sobre os tipos de filtros para cada aplicação. E assim, realizar a compra correta dos filtros de cabine de pintura.
Os filtros interferem diretamente na qualidade do ar no ambiente de pintura e, por consequência, na qualidade do acabamento (filtros de entrada de ar) e na proteção ambiental (filtros da saída de ar).
Não há uma pintura de alto padrão de acabamento sem uma boa qualidade do ar no ambiente em que ela ocorre!
Além disso, a filtragem do ar tem uma relação direta com a vida útil e o desempenho da cabine.
Existem diversos tipos de filtros, cada um deles trabalha em uma etapa diferente no processo de pintura. Neste material, você vai conhecer um pouco sobre cada filtro e sua função dentro das cabines de pintura.
Venha conferir!
O que é um filtro de cabine de pintura?
Antes de apresentar os modelos de filtros, vamos explicar o que são os filtros das cabines de pintura.
Os filtros de cabine são acessórios que trabalham em prol do aumento do nível de qualidade no acabamento e no resultado final da pintura, seja ela moveleira, automotiva, industrial, plástica. Todo processo de pintura requer uma boa filtragem do ar.
O ar que entra e sai da cabine deve ser devidamente filtrado, isso evita que partículas externas entrem na cabine e se instalem no objeto onde a pintura está sendo feita. Já o ar que sai da cabine de pintura deve ser filtrado para evitar que as tintas, resíduos ou o ar poluído por solventes sejam expostos, podendo prejudicar todo o ecossistema.
Conheça os tipos de filtros para a entrada do ar.
Pré-filtro F-pol
Como o nome já diz: trata-se de um pré-filtro, em fibras de poliéster.
Sua função é reter partículas para evitar contaminação da pintura, é importante ressaltar que nas cabines negativas, geralmente esse filtro atua sozinho e nas cabines positivas ou pressurizadas, atua em conjunto com demais filtros que serão listados na sequência.
Este modelo de filtro não é indicado para a função de reter a névoa de tinta.
Além da versão rolo, o pré-filtro F-pol pode ter outras apresentações, como: filtro plissado e filtro plano.
Filtro Multi bolsas
A atuação dos filtros multi bolsa começa após o pré-filtro. É utilizado somente em cabines modelo pressurizado, este filtro retém as partículas menores que passam pela etapa do pré-filtro. Este modelo é um apoio para tornar o ar dentro da cabine totalmente limpo e preparado para o acabamento desejado.
Filtro Plenum
Também nas cabines pressurizadas, o Plenum é a última camada de filtragem de entrada de ar, depois de passar por ele, o ar estará plenamente limpo.
O Plenum é um filtro denso e é indicado para pinturas de alto padrão de acabamento. O Plenum da Arply possui uma tela de proteção que impede que as próprias fibras do filtro se desprendam e contaminem pintura e, uma camada oleosa que assegura que até as mais pequenas partículas sejam retidas.
Conheça os tipos de filtros para a saída do ar (filtros de exaustão).
Filtro Carta Inercial
Também popularmente chamadas de carta de papel ou filtro kraft, são utilizadas em cabines via seca pertence à categoria de filtros de retenção. A Carta Inercial é responsável por reter em média 75% da névoa de tinta aspirada pela cabine, por isso, deve ser sempre utilizada em conjunto com um filtro PA-50 (que explicaremos a seguir) para garantir a proteção ao meio ambiente.
Filtro Paint Stop PA-50
Podem ser usados separadamente ou em conjunto com a Carta inercial, com o objetivo de absorver a névoa de tinta aspirada pela cabine. Quando utilizado em conjunto com a Carta Inercial, apesar de estar atrás dela, o PA-50 apresentará maior frequência de troca, pois ele tem função de absorção e não de retenção.
Esse filtro é composto por fibras de vidro entrelaçadas, organizadas em camadas progressivas, permitindo que a névoa vá formando camadas para que o filtro tenha uma boa durabilidade.
A maneira correta é sempre usar o filtro com sua camada menos densa na face em que recebe a nevoa:
ATENÇÃO! É sempre importante se certificar se o filtro que está sendo comprado é composto por fibra de vidro, se possui camadas progressivas e qual a sua gramatura (quantas gramas de fibra possui um metro quadrado do filtro). Pois os nomes PA-40, PA-50, PA100, são apenas nomes comerciais e o usuário deve se atentar para a sua composição que influencia no desempenho da filtragem.
Manta de carvão ativado e carvão ativado granulado
São filtros adicionais utilizados para reter o odor de tinta após o ar passar por todas as filtragens citadas anteriormente. Os filtros que já apresentamos, têm funções para reter partículas e névoas de tinta, diferente dos filtros de carvão, que tem a exclusiva função de reter o odor do processo de pintura.
Alto padrão nos resultados
As empresas que trabalham com cabines de pintura oferecem produtos com altos níveis de acabamento. Logo, os produtos utilizados devem seguir o mesmo padrão de qualidade, selecionando os filtros corretos para cada processo. Os filtros de cabines devem ser periodicamente trocados e respeitando as manutenções conforme a necessidade calculada pelo fabricante que é indicada especificamente para o modelo de cabine e tipo de pintura realizada.
Para conhecer mais estes e outros filtros, entre em contato com um de nossos consultores técnicos:
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