Quando falamos em pintura industrial é impossível não falar sobre a variedade de sistemas de aplicação. Dependendo do tipo de material aplicado e quantidade de tinta utilizada, é necessário combinar o sistema de aplicação que vai desempenhar a melhor performance, tanto em economia, taxa de transferência e qualidade de acabamento. Considerando como cenário principal a pintura industrial, encontramos alguns sistemas: Airspray, Airless, Airmix® e Eletrostática Airmix®.
Nesse artigo, vamos apresentar as características de cada sistema, elencando suas respectivas vantagens e aplicações ideais. Compreendendo melhor as particularidades de cada tecnologia, você poderá estudar o seu processo e escolher qual atende melhor as suas necessidades.
Airspray
Airspray, aerográfico ou HVLP, é a técnica de aplicação que permite aplicar tintas utilizando o ar comprimido como veículo condutor. O ar comprimido atomiza a tinta (pulveriza) e a conduz até a área que se deseja pintar. A tinta gruda na peça por impregnação, as partículas de tinta atomizadas se unem por aglutinação e formam o filme ou película sobre a peça.
Neste sistema a taxa de transferência (quantidade de produto que se fixa sobre a peça) varia entre 40% e 65%. É amplamente utilizado para trabalhos que não necessitam de grandes quantidades de produto, como trabalhos pontuais na pintura moveleira e metal mecânica e na indústria da reparação automotiva.
Airless (sem ar)
O sistema de pintura “Airless” é um sistema de aplicação que não utiliza ar comprimido para atomizar a tinta. Nesse sistema, a tinta é pressurizada e forçada através de um bico pequeno, criando um jato de alta pressão que pulveriza a tinta diretamente na superfície a ser pintada.
O sistema de pintura Airless possui uma taxa de até 60%, isso torna esse tipo de sistema ideal para aplicação que necessitam de camadas generosas de produto. Por outro lado, o sistema Airless possui menor qualidade de acabamento, o que leva a uma textura mais rugosa e irregular em algumas situações.
Airmix®
O sistema Airmix® é a soma aperfeiçoada dos sistemas Airless e Airspray, mas que incorpora uma pequena quantidade de ar comprimido para auxiliar na atomização da tinta. Nesse sistema, a tinta ainda é pressurizada, mas também há uma adição de ar comprimido no bico da pistola, reduzindo a névoa de tinta e o consumo de produto durante as aplicações.
Essa é uma das principais tecnologias escolhidas por quem busca economia de produto, com alta qualidade de acabamento, pois possui uma taxa de transferência de até 86%, uma porcentagem que fica abaixo apenas do sistema de aplicação eletrostático Airmix®.
Dessa forma o Airmix® se mostra uma alternativa perfeita para trabalhos que exigem um alto nível de acabamento, como pintura de móveis, portas, peças decorativas e projetos que demandam uma estética precisa.
Eletrostática Airmix®
O sistema eletrostático é amplamente utilizado nas grandes indústrias que prezam por alta taxa de transferência com mínima perda de produto e retrabalho. Esse sistema utiliza a carga eletrostática, onde o substrato que está aterrado recebe a tinta com tensão positiva, tornando a aplicação mais eficiente com taxa de transferência superiores a 85%.
No sistema eletrostático Airmix® para tinta líquida essa taxa sobe até 90%, ou seja, ele entrega muito mais produto sobre a peça, reduz o desperdício de produto e o retrabalho.
Mas então, qual sistema é mais eficiente?
Tudo irá depender de quais requisitos a sua linha de pintura precisa alcançar e, muitas vezes, mais de um tipo pode ser empregado em diferentes necessidades dentro do setor.
Se você busca por aplicações pontuais e pequenas correções, o sistema Airspray será uma boa opção. Porém, se o seu processo precisa de cobertura com altas camadas de tinta ou faz uso de tintas com grande porcentagem de sólidos, a opção Airless vai suprir a sua necessidade.
Contudo, se a sua linha precisa de alta produtividade com alto padrão de acabamento e taxa reduzida de desperdício, o uso do sistema Airmix® é a opção mais indicada.
Para saber mais sobre pintura industrial e outros conteúdos sobre pintura e acabamento, acesse o restante do nosso blog, sempre com conteúdos novos e exclusivos.