Quando se está realizando qualquer trabalho que envolva a manipulação de tinta ou solventes que liberam organovoláteis, é essencial para o pintor proteger as vias respiratórias. Quase todas as tintas contêm produtos químicos perigosos, alguns inclusive podem causar problemas de saúde significativos e permanentes quando inalados por muito tempo.
A máscara de pintura ou respirador é um equipamento básico de proteção para pintores, porém, muitos dispensam o uso por falta de conhecimento acerca dos riscos. Como escolher a máscara respiratória adequada? Quais substâncias químicas são as mais perigosas? Vamos conhecer as respostas para essas perguntas:
Por que você precisa de uma máscara respiratória na pintura?
Quando se trabalha com primers e tintas, especialmente aquelas à base de solventes, se estas emitem um vapor que fica no ar por muito tempo após a aplicação, especialmente quando não se está em um ambiente cujo fluxo de ar conduza o overspray através de filtros para fora, como uma cabine de pintura positiva ou negativa. Se o pintor estiver diretamente exposto aos vapores, ele poderá ter problemas graves em relação à saúde. Apenas uma hora de exposição aos fortes vapores de tinta podem produzir tonturas, confusão, dores de cabeça e náusea, por exemplo.
A melhor maneira de se proteger de tais danos é usando uma máscara com um respirador e filtro apropriados. A máscara de pintura com respirador filtrará todos os gases, fumaças e vapores nocivos, mantendo o pintor seguro. É sempre recomendado usar um respirador com carvão ativado e/ou um sistema combinado de filtragem e não uma máscara de poeira, mesmo se você estiver apenas aplicando pintura em um trabalho pequeno.
Ao pulverizar tinta, seus pulmões não são a única área do seu corpo que precisa ser protegida, seus olhos e pele são vitais. Os produtos químicos na tinta podem ser absorvidos pelos olhos e pela pele se você não usar proteção adequada. Para evitar o excesso de tinta nas roupas e na pele, você deve sempre usar óculos de segurança, luvas de borracha ou nitrilo, máscara respiratória de pintura e uma roupa de proteção.
Como escolher uma máscara de pintura correta?
Escolha sua máscara de pintura com respirador com base na área de aplicação ou no nível de poluição e, obviamente, as instruções e recomendações do fabricante devem ser seguidas. Normalmente, uma máscara com cartuchos e filtros de carvão ativado será suficiente para evitar a maioria dos riscos de pintura associados com o overspray. No caso de revestimentos multicomponentes ou híbridos, a decisão será tomada com base no solvente de maior periculosidade utilizado ou nas instruções do fabricante da tinta, normalmente contidas na FISPQ do produto.
Em vez de comprar máscara de pintura com respiradores, filtros e cartuchos separadamente, geralmente você pode economizar dinheiro comprando-os juntos. Substitua-os sempre dentro do intervalo de tempo recomendado pelo fabricante da máscara e/ou quando houver necessidade, mesmo que precocemente, devido às horas de uso efetivo do equipamento. Normalmente, um filtro dura 6 meses ou 40 horas, aquilo que ocorrer primeiro, depois que os filtros saem da embalagem. Sempre raspe os pelos faciais antes de usar sua máscara, para garantir uma boa vedação.
O que você precisa saber sobre o uso de uma máscara de pintura com respirador?
Primeiramente, segurança é uma obrigação legal para empresas e trabalhadores. Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa, você precisará de uma máscara de pintura com respirador e proteção para os olhos se estiver lidando com produtos químicos tóxicos ou partículas de poeira nocivas da pintura ou lixamento.
Isso é necessário porque, se essas poeiras químicas entrarem em seus pulmões ou olhos, eles podem causar uma variedade de problemas de saúde a curto e longo prazo. Esses produtos químicos podem revelar-se enormes riscos de segurança ocupacional para aqueles que trabalham com eles com frequência. Por isso é fundamental encontrar o equipamento de segurança correto para você ao trabalhar com poeira perigosa e produtos químicos em geral.
O ajuste é essencial. Se a máscara não estiver devidamente ajustada ao seu rosto, ela não fará o trabalho e será de baixa eficiência ao filtrar os produtos químicos nocivos corretamente.
Os filtros da máscara respiratória são importantes
É necessário selecionar uma máscara com os filtros apropriados para o trabalho em questão. Algumas máscaras de pintura com respiradores são projetadas para filtrar partículas de poeira, como poeira de solda, poeira de lixamento e outros tipos de poeira, assim sendo chamadas de sistemas combinados. Se você sentir o cheiro ou o gosto da tinta através da máscara de pintura com respirador, é porque ele não é o modelo adequado ou os cartuchos atingiram seu fim de vida e precisam ser substituídos.
Se você estiver procurando por uma máscara para usar em determinados trabalhos de pintura, como pintura com spray, certifique-se de que a máscara que você comprou foi projetada para filtrar gases nocivos e outros produtos químicos à base de solventes emitidos durante esses procedimentos de pintura.
Para saber mais sobre os processos de pintura e seus equipamentos, acesse nosso blog para conhecer nosso conteúdo exclusivo.