O crescente aprimoramento da pintura industrial traz tecnologias cada vez mais sofisticas para suas linhas de produção, principalmente quando o objetivo é alcançar o acabamento de alto padrão. Nesse contexto, o uso de nitrogênio nas cabines de pintura tem se destacado como uma das abordagens mais inovadoras e promissoras.
Isso porque o uso do nitrogênio proporciona uma série de vantagens significativas para as empresas e, consequentemente, para os clientes finais. Neste artigo iremos explorar detalhadamente as vantagens do uso de nitrogênio na indústria da pintura e repintura, especialmente através do Kromavis, tecnologia italiana para alto padrão de acabamento e eficiência de aplicação.
Vantagens do Nitrogênio na Pintura
A utilização da tecnologia Kromavis, que tem como grande trunfo o uso do nitrogênio na para pintura, possui diversas vantagens. Ele pode ser utilizado em linhas de produção moveleira, metal mecânica e até mesmo na repintura automotiva. A seguir vamos elencar e descrever as mais significativas:
1. Maior estabilidade e qualidade do acabamento
Uma das principais vantagens do uso de nitrogênio na pintura é a possibilidade de se obter um acabamento uniforme de alto padrão.
A característica molecular do nitrogênio permite um leque de produto uniforme, aumentando sua taxa de transferência sobre a peça. Isso faz com problemas comuns sejam evitados, como bolhas, manchas e irregularidades na superfície pintada, garantindo dessa forma um acabamento uniforme com excelente cobertura.
2. Economia de produtos e redução de custos
Diferentemente do ar comprimido, que carrega diversos tipos de partículas, ocasionando pulsos na aplicação de produto e grande volume de névoa de tinta, o uso do nitrogênio estabiliza a aplicação, direcionando mais produto sobre a peça e reduzindo a névoa de tinta durante o processo.
As estimativas são de que o uso de nitrogênio pode resultar em uma economia de até 30% em comparação aos métodos tradicionais de pintura.
3. Eficiência e ganho de tempo
Outro benefício facilmente percebido na utilização de nitrogênio é a distribuição mais uniforme de tinta, o que permite atingir um alto grau de precisão e eficiência.
A pintura com nitrogênio permite uma aplicação mais rápida e uniforme, o que se traduz em ganho de tempo de, pelo menos, 15% em uma aplicação normal. A estabilidade do processo também evita retrabalhos e retratamentos, aumentando a eficiência da linha de produção.
4. Menos defeitos e reparos
Com a precisão que pode ser alcançada na utilização do nitrogênio é natural que a ocorrência de defeitos na pintura seja minimizada. Isso significa menos bolhas, manchas e escorrimento, ou seja, menos retrabalhos e reparos.
Além disso, a redução de defeitos na pintura contribui para uma reputação ainda mais positiva do produto, aumentando a satisfação geral do cliente e, consequentemente, a fidelidade à marca.
5. Menor emissão de COVs
O uso de nitrogênio na pintura contribui para a diminuição das emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs). Isso resulta em um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas trabalhistas e ambientais.
A introdução do nitrogênio como substituto do ar comprimido na pintura tem sido um avanço significativo na indústria. Com suas vantagens em relação à estabilidade, economia de produtos, eficiência e qualidade do acabamento, essa tecnologia tem conquistado espaço e se mostrado uma escolha bem-sucedida para alcançar resultados de alto padrão.
Para saber mais sobre pintura industrial e outros conteúdos sobre pintura e acabamento, acesse o restante do nosso blog, sempre com conteúdos novos e exclusivos.