A aquisição de uma cabine de pintura pode representar um investimento mais alto do que algumas oficinas, especialmente as que estão começando, acreditam poder arcar. Ou pelo menos esse é o que diz o senso comum. Na prática, a conta pode ser diferente, afinal, o custo-benefício desse investimento deve ser levado em consideração.
Para demonstrar as vantagens da aquisição de uma cabine de pintura automotiva e como ela pode auxiliar a sua oficina a lucrar, preparamos uma série de benefícios que você pode garantir ao adquirir a sua.
Controle Ambiental
As cabines de pintura automotiva possuem duas funções primordiais. A primeira é filtrar o ar que entra na cabine, através de um sistema elaborado de filtragem, para criar um ambiente livre de partículas. A segunda é filtrar o ar contaminado que sai da cabine, através de um sistema de exaustão e filtros.
Além disso, as cabines, ao executar essa função de exaustão e filtragem, retém as substâncias tóxicas decorrentes da pintura. Isso permite que a oficina possa fazer o descarte correto desse excesso, garantindo que ele não seja depositado no meio ambiente. Essa função atende a diversas normas e regulamentações ambientais que devem ser seguidas, ou seja, a oficina ainda estará economizando em multas e outros pormenores.
Qualidade do acabamento
Como vimos antes, a cabine de pintura automotiva cria o ambiente ideal para o processo de pintura e, por causa desse ambiente controlado, fica muito mais fácil garantir a qualidade do trabalho.
Isso porque, além da qualidade do ar, que é livre de impurezas, as cabines de pintura também ajudam a controlar outros componentes importantes para a pintura, como uma temperatura ideal e constante – o que permite uma secagem proporcional de toda a superfície pintada – além da ausência de ventos e outras intempéries da natureza, evitando problemas comuns que incluem bolhas, má adesão que leva a descamação, afrouxamento, partículas de poeira e muito mais.
Tempo é dinheiro
Com as condições ideais para realizar a pintura – ambiente controlado e ar sem impurezas – serão necessárias menos passadas de tintas e outros retrabalhos que podem interferir na qualidade e performance.
Sem a necessidade de ficar fazendo esses pequenos reparos e ajustes, a oficina terá mais tempo para se dedicar a mais carros e, consequentemente, mais pinturas, aumentando assim a produtividade da mesma.
Essa redução de custos, fará com que a aquisição da cabine de pintura, antes vista como um gasto, passe a ser entendida como um investimento necessário a médio e longo prazo, trazendo um retorno para o proprietário da oficina.
Para saber mais sobre pintura automotiva, como dicas, cuidados e materiais utilizados, acesse o resistente de nosso blog, sempre com conteúdo exclusivo.