As lixadeiras são ótimas ferramentas e contam com excelente custo-benefício, especialmente para aqueles que precisam realizar acabamentos em diversos nichos de mercado como construção civil, pequenas oficinas, marcenarias, funilarias e concessionárias.
Por garantirem um ótimo resultado no lixamento, as lixadeiras são um investimento de retorno a longo prazo, pois além da qualidade que proporcionam ao serviço, elas reduzem os danos causados por esforço repetitivo do colaborador.
Existem diversos tipos de lixadeiras e entre as mais famosas estão as lixadeiras roto-orbitais e hoje vamos conhecer melhor esse modelo e como escolher a sua.
Lixadeiras roto-orbitais
As lixadeiras roto-orbitais tem como seu grande diferencial dois tipos de movimento: os movimentos de orbitar e o de oscilar que permite realizar acabamentos mais finos e possibilidade de polimento com a mesma ferramenta.
As lixadeiras roto-orbitais utilizam lixas redondas específicas e a sua fixação por velcro é mais fácil de realizar. Outro dado importante é que as lixadeiras roto-orbitais são mais leves e menores, permitindo que sejam carregadas com facilidade.
Alguns modelos de lixadeira roto-orbital possuem regulagem de velocidade, o que permite um acabamento ainda mais fino. Outra característica importante é que alguns modelos já possuem sistema de sucção de poeira, deixando todo o trabalho de limpeza e aspiração dos resíduos muito mais fácil.
Como escolher uma lixadeira roto-orbital
Algumas características básicas devem ser analisadas no momento de escolher uma lixadeira roto-orbital. O primeiro é o tamanho da órbita que geralmente podem ser de três tamanhos: 2,5 milímetros, 5 milímetros e 10 milímetros. Órbitas menores, como de 2,5mm proporcionam um acabamento mais fino, porém a utilização de um modelo intermediário, como de 5mm, pode ser o ideal para diversos tipos de acabamentos. Já uma órbita de 10mm deve ser reservado para um lixamento mais agressivo
Já o tamanho do abrasivo é dividido em polegadas e geralmente são encontrados em três tamanhos 3,5 e 6 polegadas. Os modelos mais comuns são os de 6 polegadas, pois são mais produtivos, já os modelos de 3 e 5 polegadas permitem um acabamento mais fino em superfícies mais estreitas.
Mas cuidado, às vezes é utilizado a prática de comprar lixadeiras para abrasivos de 5 polegadas, utilizando um abrasivo de 6 polegadas. Essa é uma prática que diminuiu o custo da aquisição da lixadeira, porém o diâmetro da lixa não permite o equipamento trabalhar com a eficiência exigida. No final você estará pagando por uma polegada sem serventia, causando prejuízo a longo prazo.
Também se aconselha utilizar lixadeiras roto-orbitais com sistema de sucção de pó, dessa forma o ambiente de trabalho fica mais limpo e não compromete a saúde dos profissionais que estão utilizando a ferramenta.
Existem dois métodos básicos de aspiração: o de aspiração própria, em que uma ferramenta de sucção acoplada ao equipamento por uma mangueira até um saco coletor que vem de fábrica realiza a aspiração, e que é indicada para pequenos trabalhos.
A outra forma é o de aspiração central externa, quando a ferramenta de sucção é acoplada à lixadeira e esta é integrada a uma central de aspiração externa. Essa é uma ótima opção para volumes maiores de partículas.
Para saber mais sobre equipamento para acabamento de pintura e outros conteúdos sobre pintura e acabamento, acesse o restante do nosso blog, sempre com conteúdos novos e exclusivos.