As estufas de secagem podem ser o diferencial para empresas que necessitam de pintura em escala industrial ou mesmo oficinas de pintura automotiva que desejam aumentar a produtividade de seus serviços. A seguir vamos conhecer o que é uma estufa de secagem, como ela funciona e quais são seus benefícios.
O que são estufas de secagem
As estufas de secagem são estruturas criadas para acelerar o tempo de cura de peças, aumentando assim a produtividade da linha. Elas podem variar de tamanho, combustível e outras características, dependendo da sua utilização.
Na maioria das vezes elas são encontradas em empresas que trabalham com o pré-tratamento e pintura de peças em escala industrial, o que as torna essenciais para diminuir o tempo de secagem após estes processos. Mas também podem ser encontradas em oficinas de pintura automotiva e marcenarias, por exemplo.
Dependendo do seu tipo de uso, as estufas de secagem podem ser divididas em dois tipos básicos: as de linha contínua e as câmaras.
As estufas contínuas ou túneis de passagem são feitas sob medida para cada necessidade, que varia de acordo com o tamanho da peça, tempo de secagem e produção.
As estufas de câmara são padronizadas para um tamanho de forno específico, geralmente para peças pequenas, mas podem ser feitas para caber no tamanho da peça específica.
A estufa de secagem para pintura pode ter diferentes dimensões de parede, formatos, métodos de aquecimento (com eletricidade ou gás natural), podendo também ter seus pisos ajustados para melhor funcionamento do processo.
Como funcionam as estufas de secagem
As estufas de secagem funcionam por meio de um sistema de aquecimento que pode ser realizado através de resistência elétrica, gás, combustível, vapor, infrared, renovação de ar ou túnel UV.
Já a estrutura é composta por painéis termo-acústicos, fabricados em chapa de aço carbono pintado a pó e recheio em EPS, PIR ou Lã de Rocha, variando conforme a aplicação e temperatura de secagem. Torres de extração de gases para situações que possuem geração de solvente ou outros inflamáveis durante o processo de secagem, também são recomendadas.
Dependendo da necessidade, é possível fazer modelos com portas de acesso.
Quais são os benefícios das estufas de secagem
Obviamente, o maior benefício de uma estufa de secagem é a redução do tempo de cura, o que permite o aumento de produtividade da linha, porém esse é apenas um dos benefícios.
Outro ponto importante é que, com o controle de temperatura e tempo de secagem podem ser feitas pelo quadro elétrico do lado externo da estufa.
Falando em acabamento, as estufas de secagem possuem um sistema de filtragem e exaustão do ar contaminado, isso impede que partículas de poeira e outras sujidades entrem em contato com a superfície pintada no momento da secagem, garantindo a alta qualidade desejada no acabamento.
Por contarem com diversos tipos de modelos e podendo ser criadas para atender a diversas necessidades de tamanho e produção, a estufa de secagem é uma ótima opção para quem deseja aumentar a sua produtividade e qualidade de acabamento.
Para saber mais sobre equipamentos de pintura e outras matérias sobre pintura industrial, acesse o restante do nosso blog, sempre com conteúdos novos e exclusivos.