Na pintura industrial, a busca pela qualidade do acabamento e a melhor eficiência do processo fazem com que as cabines de pintura se tornem itens obrigatórios para qualquer empresa que deseje se destacar no mercado.
Na grande maioria dos casos são implantados até dois tipos de cabines de pintura: via seca e/ou via úmida. Mas, escolher entre um ou outro é uma dúvida que pode ser respondida avaliando o processo e os objetivos desejados pela sua empresa.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a cabine seca e a cabine úmida e como elas entram no processo de pintura.
Cabine Seca
A cabine de pintura via seca, ou cabine de pintura a seco, foi desenvolvida para atender baixos e médios volumes de pintura, ideal para quem está começando e deseja melhorar a qualidade do acabamento. Sua principal característica é a sua versatilidade, pois pode ser empregada desde o processo de lixação e preparação de peças até a pintura em si. Além disso, é possível aplicar produtos como massas, primers, tintas líquidas e pó e vernizes.
A via seca é amplamente encontrada em linhas de pintura na indústria aeroespacial, moveleira, metal mecânico, plástico e automotiva, que precisam de pinturas pontuais ou de menor quantidade.
Cabine Úmida
Já a cabine de pintura via úmida ou cabine com cortina de água é uma estrutura especialmente projetada para atender médios e grandes fluxos de pintura, ou seja, ela é o upgrade da via seca. Nela, produtos como primers, tintas líquidas e vernizes podem ser aplicados sem preocupações com resíduos sobre as peças. O principal diferencial desse modelo é o baixo custo de manutenção em comparação com a via seca, justamente pelo maior fluxo de pintura.
Esse modelo é amplamente encontrado em linhas de pintura na indústria aeroespacial, moveleira, metal mecânico e plástico, que requerem uma qualidade superior de acabamento mesmo em grandes fluxos de pintura.
Em qual momento do processo elas podem ser utilizadas
Para determinar qual modelo é o ideal é preciso fazer uma avaliação do processo. Essa avaliação irá fornecer dados como dimensão e fluxo das peças pintadas, tipo e quantidade de produto aplicado, se há variações no tipo de produto aplicado, qualidade desejada entre outras informações. Importante salientar que nem sempre as cabines serão empregadas sozinhas e, em alguns casos, ela será aplicada em só uma parte do processo.
Uma oficina de reparação automotiva, por exemplo, irá utilizar apenas uma via seca no processo de lixação e preparação das peças, pois a pintura é realizada em um ambiente separado e pressurizado que não necessita do uso dos modelos convencionais via seca e úmida.
Já processos de grandes indústrias moveleiras, que exigem alto padrão de acabamento, podem fazer uso de ambos os modelos em conjunto com ambientes pressurizados e aquecidos, conhecidos como Linhas de Pintura. Estes ambientes são integrados e não só reduzem drasticamente a quantidade de partículas nocivas ao processo de pintura, como também facilitam a aplicação e cura dos produtos aplicados.
Por que fazer uso de cabines de pintura
Qualidade e prazo de entrega são elementos chave para o sucesso do negócio. Eles ajudam a construir uma imagem positiva para a empresa gerando lucro a longo prazo. A implementação de uma cabine via seca ou via úmida ajuda a sua empresa a alcançar patamares superiores. Mas, existem outros benefícios interessantes para se avaliar:
1. Acabamento e controle de qualidade
As cabines ajudam a reduzir a quantidade de poeira e névoa de tinta gerados nos processos de preparação e pintura. Isso aumenta a qualidade do acabamento e uniformidade da aplicação, resultando em um brilho superior.
2. Redução de retrabalhos
Peças bem-acabadas e sem defeitos não precisam de retoque ou repintura. O uso das cabines é um recurso valioso na economia de produtos e de tempo, consequentemente, a empresa poderá produzir mais e menos tempo.
3. Adesão Melhorada
Peças bem preparadas possuem uma aderência melhor dos produtos aplicados, garantindo melhor acabamento e durabilidade da peça.
Mas afinal, qual vem primeiro?
Se você está começando e possui um baixo volume de pintura, o ideal é uma via seca. Mas se você já tem um setor estruturado, com grande fluxo de pintura o upgrade para uma via úmida vai melhorar ainda mais o seu processo.
Lembrando que não existe receita padrão, tudo vai depender do momento em que o seu negócio está, como é o seu processo e o valor que você deseja investir. Solicite uma avaliação profissional para obter o melhor resultado.
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