As pistolas de pintura passaram por diversas atualizações desde a criação de seu primeiro modelo (por Dr. Allen DeVilbiss em 1988). Novas tecnologias surgiram e melhorias foram conquistadas para garantir um acabamento de qualidade e com o mínimo de desperdício.
Um dos modelos mais populares em relação tanto a qualidade quanto ao custo-benefício são as pistolas de pintura HVLP. Elas são utilizadas em diversos setores da pintura profissional onde são necessários acabamento de qualidade e em larga escala. Mas quais são seus diferenciais e quais vantagens de sua utilização?
É o que esse artigo propõe a responder, porém antes de falar das pistolas de pintura HVLP é preciso entender quais são os outros modelos para poder diferenciá-las. Em um primeiro momento as pistolas podem ser divididas em três tipos: as pistolas de pressão, de gravidade e convencionais. Vamos saber um pouco mais sobre elas.
Pistola de Pintura de Pressão
Esse tipo de pistola utiliza o princípio da pressão para puxar o material (tinta, primer ou outros) da bomba ou tanque de pintura
Sua principal vantagem é sua facilidade no manuseio, porém o método de sucção faz com quem nem toda a tinta seja utilizada, o que pode acarretar em desperdício a longo prazo, além de irregularidades na distribuição das tintas.
Pistolas de Pintura de Gravidade
Ao contrário do modelo anterior, o recipiente do material fica acoplado acima da pistola e conta com a ação da gravidade para alimentar a pistola e com ar comprimido para pulverizar a tinta.
Por essa razão, esse tipo de pistola é conhecido por proporcionar uma distribuição mais uniforme da tinta, e é ideal para trabalhos que exigem acabamento de alta qualidade, como a pintura automotiva ou de móveis. Além disso, através do princípio atuante da gravidade, o desperdício de tinta é bem menor.
Pistolas de Pintura Convencionais
As pistolas de pintura possuem algumas diferenças importantes em relação a outros modelos no mercado, especialmente as pistolas de pintura convencionais. Vamos saber um pouco mais sobre elas.
A pistola de pintura convencional, também conhecida como pistola de pintura de ar comprimido convencional, é um modelo que utiliza o ar comprimido para atomizar e aplicar a tinta sobre uma superfície. A atomização, nesse contexto, refere-se ao processo de transformar um líquido – como as tintas e primers – em pequenas partículas finas no ar. Esse processo é essencial na aplicação uniforme da tinta sobre a superfície e ocorre quando o líquido é quebrado em partículas muito pequenas, criando uma névoa de material, também conhecido como spray
Outra característica das pistolas de pintura convencionais é a utilização de alta pressão do ar para atomizar a tinta, geralmente acima de 40 PSI (libras por polegadas quadrada). Além da pressão, esse tipo de pistola também consome um volume de ar considerável, ou seja, ela necessita de uma quantidade significativa de ar comprimido para pulverizar a tinta.
Essa quantidade maior de pressão e ar faz com que esse modelo de pistola gere mais overspray (tinta que não atinge e adere a superfície) e por isso oferecem menor controle sobre a distribuição da tinta e, consequentemente, não são modelos indicados para um melhor acabamento
Pistolas de Pintura HVLP
As Pistolas de Pintura HVLP se caracterizam pela alta transferência e economia. HVLP é a sigla para high volume low pressure, que na tradução literal significa “alto volume baixa pressão”. Ao contrário dos modelos convencionais, as pistolas HVLP precisam de menor pressão para funcionar (de 10 a 20 PSI) e sua utilização não se dá pela alta pressão, mas pelo volume do ar.
Por esse e outros motivos, as pistolas de pintura HVLP só funcionam por gravidade e precisam de uma boa regulagem do compressor, para que a quantidade de ar e pressão sejam ideais. Por utilizar uma grande quantidade de ar, os compressores devem ser de grande porte, tendo que ter no mínimo 100 litros de capacidade.
Vantagens de uso das Pistolas de Pintura HVLP
A utilização de pistolas de pintura HVLP traz grandes vantagens em comparação aos modelos convencionais. Um dos principais é a eficiência na utilização da matéria prima, já que suas características proporcionam uma taxa de transferência (quantidade média de tinta que adere à superfície) de mais de 65%, além de menor overspray. Isso não só evita problemas na aplicação, mas também melhora a economia de insumos.
Como consequência do maior controle e economia, as pistolas de pintura HVLP também contribuem para um acabamento de alta qualidade, com menor rugosidades, escorrimentos e imperfeições. Além disso, a menor quantidade de tinta gera um ambiente de trabalho mais limpo e seguro para os trabalhadores.
Outras características importantes, mas que às vezes são deixadas de lado, são que as pistolas de pintura HVLP tendem a ser mais silenciosas do que as pistolas de pintura convencionais. Outro ponto importante é que suas características, de economia e diminuição do desperdício, a transformam em modelos ideais para empresas que procuram se adequar às normas ambientais vigentes
Para saber mais sobre pintura industrial e outros conteúdos sobre pintura e acabamento, acesse o restante do nosso blog, sempre com conteúdos novos e exclusivos.