Para quem está começando ou mesmo para o profissional com anos de experiência, uma das partes mais importantes da pintura automotiva é escolher a tinta correta para o seu acabamento.
Com tantas opções no mercado fica fácil se confundir, afinal o profissional além de se preocupar com a cor precisa conhecer os diferentes tipos de tintas, suas características, qualidades, prós e contras, também precisa conhecer a qualidade das marcas e sua procedência, o que demanda bastante trabalho de pesquisa.
E para ajudar nessa tarefa, selecionamos alguns dos principais tipos de tintas encontrados no mercado para tentar responder de forma simples, quais são as tintas adequadas para a pintura automotiva?
Tinta à base de solvente
Esse modelo representa a maioria das tintas automotivas tradicionais que costumam ser à base de solvente, como os esmaltes sintéticos. Esse tipo de tinta oferece uma cobertura durável e resistente a arranhões. Porém, ela apresenta um aspecto negativo, sua composição apresenta um grande volume de compostos orgânicos voláteis, os COVs.
“Quando lançados na atmosfera, os COVs contribuem para a formação da camada de “Smog” (poluição) fotoquímico, que é uma mistura de hidrocarbonetos oxidados e outros compostos que se agravam com as radiações ultravioletas na superfície terrestre e formam uma espécie de névoa na atmosfera. Locais fechados ou abafados favorecem a concentração desses compostos.”
Tinta à base de água
Com o objetivo de reduzir as emissões de COVs, as tintas automotivas à base de água ganharam popularidade. Elas contêm menos produtos químicos tóxicos e apresentam secagem mais rápida. Além disso, a tinta à base de água é mais amigável ao meio ambiente. No entanto, sua durabilidade pode ser um pouco inferior em comparação com as tintas à base de solvente.
Tinta acrílica
Esse tipo de tinta vem ganhando popularidade, muito em virtude de sua versatilidade, pois podem ser utilizadas em diferentes superfícies automotivas, incluindo metal, plástico e fibra de vidro. As tintas acrílicas possuem uma boa aderência, resistência aos raios UV e uma ampla gama de cores disponíveis.
Tinta epóxi
Frequentemente utilizadas em áreas expostas a produtos químicos agressivos, como nas partes inferiores dos veículos, para proteção contra corrosão, as tintas epóxi são conhecidas por sua alta resistência química e durabilidade e por isso sua utilização está cada vez mais frequente.
Tinta metálica
Esse tipo de tinta é caracterizado por conter partículas de alumínio e outros pigmentos metálicos que conferem mais brilho e um efeito cintilante à pintura automotiva. A tinta metálica é amplamente utilizada quando se deseja obter acabamentos reluzentes e esteticamente mais atraentes.
Tinta perolizada
Com características similares às das tintas metálicas, as tintas perolizadas tem como diferencial um acabamento com efeito de pérola, resultado da composição química dessa tinta que contém partículas de mica, substância que refletem a luz de maneira única e que proporciona um brilho mais suave e uma aparência ainda mais luxuosa.
Devido aos custos adicionais de produção e aos materiais especiais envolvidos, as tintas metálicas e perolizadas tendem a ser mais caras do que as tintas automotivas comuns. No entanto, os preços podem variar dependendo da marca, qualidade e região. É sempre recomendável consultar fornecedores ou lojas especializadas para obter informações precisas sobre os preços desses produtos.
É importante ressaltar que a pintura automotiva requer técnicas adequadas e habilidades profissionais para obter os melhores resultados. Portanto, é recomendável fazer uma boa pesquisa antes de utilizar determinado tipo de tinta, além de realizar uma lista de prós e contras, tanto em relação ao meio-ambiente quanto ao custo/benefício de cada tinta.
Para saber mais sobre pintura automotiva e outros conteúdos sobre pintura e acabamento, acesse o restante do nosso blog, sempre com conteúdos novos e exclusivos.