Qual a diferença entre a pistola HVLP e a LVLP? Ao pesquisar sobre pistolas de pintura você já deve ter se deparado com essas duas siglas: HVLP e LVLP. Esses são os dois dos modelos de melhor custo benefício para a pintura profissional, e podem ser usados em diversas áreas de atuação. Existem, porém, outros detalhes mais técnicos que farão com que um pintor prefira utilizar um ou outro modelo. Mas afinal qual a diferença entre a pistola HVLP e a LVLP?
Pistolas convencionais
Antes de falarmos das características das pistolas HVLP e LVLP, é importante conhecer o modelo que veio antes dela, a pistola de pulverização convencional, também conhecida como pistola de alta pressão. Esses modelos trabalham com uma pressão de ar de 40 a 60 Psi (abreviação do termo em inglês para “pound force per square inch” ou, traduzindo, libra-força por polegada quadrada, é a pressão resultante da força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada).
Por conta dessa pressão elevada a tinta sai em grande quantidade na pistola de pulverização convencional, porém sem o ajuste adequado para atingir a peça a ser pintada, a utilização desse modelo pode levar a uma grande quantidade de overspray e, consequentemente, a um grande desperdício de tinta.
Em termos técnicos, usa-se uma porcentagem chamada de taxa de transferência de tinta, que nada mais é que a proporção da quantidade de tinta que é depositada na superfície do alvo. As pistolas de pulverização convencionais, quando aplicam 100 gramas de tinta no alvo, tem como resultado cerca de 30 a 35 gramas efetivamente aderidos à superfície-alvo – o que significa que a taxa de transferência de tinta dessas pistolas será de 30% a 35%.
Pistola HVLP
A pistola com atomização HVLP (high volume low pressure) tem como principal característica trabalhar com um alto volume tinta e uma baixa pressão de ar. Além disso, ela possui bicos maiores, que variam de 1.2 mm até 2.0 mm, e funcionam com a ajuda de compressores de baixa pressão, porém com reservatórios grandes, de preferência acima dos 100 litros.
Por esses motivos técnicos, essas pistolas tem uma ótima atomização, com uma taxa de transferência de até 65%. Com a pistola HVLP é possível uma pulverização mais suave, com uma menor quantidade de overspray, garantindo maior quantidade de tinta nas peças, menor desperdício e mantendo a qualidade do ar no ambiente de pintura. Com esse tipo de pistola é possível um ótimo acabamento em diversos tipos de materiais, como madeira, metal e plástico.
Pistola LVLP
Já as pistolas de modelo LVLP (low volume low pressure) trabalham com um baixo volume de ar e também baixa pressão. Os bicos das pistolas LVLP possuem orifícios menores, geralmente entre 0.5 mm e 1.0 mm. Essas pistolas funcionam com compressores de baixa pressão com reservatórios pequenos, como os de 25 ou 50 litros.
As pistolas desse modelo também possuem um bom nível de transferência, perto de 65%, e por isso são ótimas opções para trabalhos menores que exigem qualidade no detalhe. Elas também funcionam bem com revestimentos difíceis e materiais de alta viscosidade.
Com esse sistema é possível aplicar revestimentos rapidamente, o que faz com que elas sejam indicadas para objetos de grande proporção ou para a produção de grandes quantidades. Porém essa razão, elas acabam causando um pouco mais de over spray se comparadas a pistola HVLP.
Por essas e outras razões a pistola LVLP acaba por ter um custo mais elevado que a HVLP, portanto é importante saber para qual tipo de serviço a pistola será utilizada e qual a capacidade do reservatório do compressor antes de adquirir uma.
Gostou dessa publicação? Compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais. Para mais dicas sobre pintura e seus equipamentos, acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.