Quem procura qualidade de acabamento para seu serviço de pintura certamente já ouviu falar nas cabines de pintura. Elas são ideais para garantir a qualidade de pureza do ar enquanto se aplica a tinta. Mas você sabia que existe mais de um tipo de cabine de pintura, cada uma com características especiais e que foram desenvolvidas para diferentes tipos de trabalho? Vamos conhecer um pouco mais sobre cabines de pintura, seus principais modelos e quais são os indicados para um melhor acabamento do seu serviço.
Cabines de pintura são estruturas criadas com a função principal de filtrar o ar do ambiente externo, para que no ato da pintura ele seja o mais puro possível, evitando sujeiras que possam comprometer a qualidade do trabalho. Uma outra função da cabine é filtrar os excessos de overspray da pintura, retirando do ar a névoa de tinta excedente que possa comprometer o trabalho.
Entretanto nem todas as cabines possuem as mesmas formas de filtragem e por isso cada uma é indicada para diferentes tipos de trabalho. Vamos conhecer os principais modelos:
Cabine de pintura via úmida
Um dos principais modelos quando se leva a qualidade da filtragem do ar e, consequentemente, do acabamento do serviço oferecido, a cabine de pintura por via úmida tem como seu principal diferencial a aspiração, a filtragem e a retenção da névoa de tinta excedente através de cortinas de água. São duas barreiras de filtragem que são responsáveis por reter entre 70 a 80% da névoa que se forma pelo overspray da tinta.
Por trás da barreira d’água existe mais uma camada de filtragem. Por meio dessa segunda camada, agora a seco, acontece a retenção dos outros 20 a 30% de overspray. Esse procedimento serve para evitar uma série de contaminações indesejadas nas peças.
As cabines de pintura via úmida, por sua vez, se diferenciam em modelos com ou sem tanque estendido. Os modelos sem tanque são indicados para peças sem necessidade de alto padrão de acabamento. Já os modelos com tanque estendido permitem que as peças sejam pintadas sobre esse avanço, sem que a tinta tenha contato com o solo, e são indicadas para pinturas que exigem alto padrão de acabamento.
As cabines de pintura via úmida são uma excelente escolha para as indústrias do setor moveleiro que se preocupam com a qualidade da entrega do produto final. Devido às suas variações de tamanhos, elas comportam a pintura de uma diversidade de peças, de pequenos a médios formatos, como: cadeiras, peças plásticas, itens automotivos, móveis, entre outros.
Cabine de pintura via seca
Assim como as cabines de pintura via úmida, as cabines de pintura via seca também fazem com que o ar passe por um extenso processo de aspiração e filtragem. A diferença básica está no fato de que nas cabines de pintura via seca, o primeiro processo de filtragem acontece por um filtro tipo carta, que é responsável pela retenção de 70% das impurezas.
Assim como nas cabines de via úmida, o processo passa por um segundo filtro, responsável por filtrar os outros 30%. Esse processo faz com que a produtividade da cabine, apesar de ainda grande, seja menor que as cabines úmidas, fazendo com que o funcionamento da cabine não ultrapasse as quatros horas de uso.
Esse tipo de cabine possui uma variedade de modelos e tamanhos, e pode ser usado para a pintura de diversos itens, sobretudo na pintura automotiva e suas variantes.
Cabine de pintura a pó
As cabines de pintura a pó têm como principal função aspirar e filtrar o pó excedente que é gerado no processo de pintura metálica. Específica para tintas à base de pó, ela possui um sistema de filtros cartucho, que faz com que o pó proveniente do overspray seja reutilizado ao invés de ser descartado.
Além de reaproveitar basicamente todo o material que seria descartado, a cabine de pintura a pó evita que os resíduos sejam expostos e prejudiquem – além do ecossistema – o ambiente fabril, o que ocasionaria danos à saúde do trabalhador.
As cabines de pintura a pó são muito utilizadas por segmentos que trabalham com pinturas metálicas. São ideais para quem busca obter resultados de maior resistência na pintura com menos controle de processos. Elas também podem receber um sistema de limpeza automática dos filtros, que acontece por meio das válvulas solenóides que geram pulsos de ar para dentro dos filtros cartuchos da cabine de pintura, aumentando consideravelmente a vida útil dos filtros, o que consequentemente diminui o custo com manutenções.
Quer saber mais sobre cabines de pintura, seus cuidados e manutenção. Acesse nosso blog para mais dicas sobre pintura e aspiração.