Uma das partes mais importantes na apresentação de um veículo é a pintura. Através dela é possível se ter uma ideia do estado de conservação do carro. E para que essa apresentação aconteça da melhor forma possível é preciso saber qual o tipo de pintura que o veículo possui.
Existem diversos tipos de pintura automotiva, porém três são os mais utilizados: a pintura sólida, a pintura metálica e a pintura perolizada. A seguir vamos falar sobre cada tipo com maiores detalhes.
Pintura sólida
A pintura sólida é a mais utilizada na pintura dos automóveis pelas montadoras, é o que poderia ser chamada de padrão de fábrica. Ela é aplicada com tintas de pigmento pré-selecionado e sua base pode ser de poliéster ou poliuretano. A grande diferença entre essas duas matérias primas é que a tinta com base de poliéster exige a aplicação de um verniz para a sua melhor conservação.
Dentre os demais tipos de pintura, a pintura sólida é considerada pelas montadoras um processo mais simples, fácil e, principalmente, mais barato.
Pintura metálica
Esse é um tipo de pintura com um acabamento mais brilhante e, consequentemente, mais caro. A principal característica da pintura metálica é que a tinta recebe a chamada “carga de efeito”, que é quando o pigmento recebe uma fórmula adicional composta por laca acrílica e flocos de alumínio, o que torna o reflexo da pintura mais intenso.
O grande diferencial da pintura metálica é que ele torna o veículo mais brilhante, o que dá um aspecto mais limpo ao carro. Por conta dessas características a utilização da pintura metálica é mais dispendiosa e exige maiores cuidados em sua manutenção e eventual repintura.
Pintura perolizada
Esse tipo de pintura automotiva é o que dá o melhor acabamento, tanto que produz a sensação de que o carro possui cores diferentes, dependendo da intensidade da luz que ele reflete. Não à toa, que esse é o tipo mais caro entre os três.
A pintura perolizada é o resultado da composição da tinta que contém pó de pérola e pó de mica, que são responsáveis por criar o efeito de troca de cor dependendo do ambiente e da luz.
Outros tipo de pintura automotiva
Além dos tipos básicos de pintura automotiva, outras duas maneiras para se pintar o carro vem ganhando força nos últimos anos. São as pinturas tipo candy e tipo flake.
A pintura tipo candy consiste de uma base de tinta semi-transparente chamada “candy” a qual é adicionada uma base de tinta prata brilhante.
Já na pintura tipo flake é utilizada uma tinta base de poliéster, porém a sua composição metálica é mais granulada, o que torna o brilho mais intenso, semelhante ao efeito da purpurina.
Cuidados com a pintura automotiva
Um importante fator na escolha do tipo de pintura automotiva são seus cuidados e manutenção. Os tipos de pintura metálica e perolizada possuem um resultado mais brilhante e bonito, porém deve ser observada que, além de mais caras, o seu cuidado na manutenção deve ser maior.
Isso porque, no caso de uma eventual repintura, exigem maior tempo e dedicação na hora de conseguir o mesmo tom de cor original. Portanto, antes de adquirir um modelo de fábrica, fique atento a esses pormenores para que você possa aproveitar a sua aquisição sem dores de cabeça.
Para mais dicas sobre pintura automotiva e cuidados com a conservação de seu veículo, acesse nosso blog com conteúdos exclusivos. E não deixe de compartilhar essa publicação.